Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Câmara discute compra e distribuição de medicamentos na rede pública

Câmara discute compra e distribuição de medicamentos na rede pública

por Marina Jorge publicado 14/10/2021 16h18, última modificação 14/10/2021 16h18

A Câmara promoveu nesta quinta-feira (14) audiência pública para discutir a assistência farmacêutica pelo SUS em Goiânia, desde a compra de medicamentos até a entrega ao usuário. A iniciativa foi do vereador Raphael da Saúde (DC). A presidente do Conselho Regional de Farmácia, Lorena Baía, apontou as principais dificuldades enfrentadas para garantir um serviço de maior qualidade e criticou mudanças na distribuição de remédios de uso contínuo destinados à saúde mental, que estão atrasando a liberação aos pacientes. Também abordou outro problema: a falta de farmacêuticos em algumas unidades da capital que fazem a distribuição de medicamentos. A presidente ressaltou ainda a necessidade de valorização dos profissionais. Já a gerente de assistência farmacêutica da SMS, Fernanda Torquato, explicou os trâmites para a compra de medicação pela prefeitura, desde o pedido inicial da gerência até a assinatura do secretário de Saúde.

Também participaram do debate Ineslaine Ribeiro, do Conselho Municipal de Saúde; a superintendente de gestão de redes de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cynara Matias Costa, e o vereador Edgar Duarte (PMB). Raphael da Farmácia reforçou a importância de resolver os problemas de abastecimento no Município para que não faltem remédios e adiantou que irá propor sugestões à prefeitura para melhorar o atendimento aos pacientes. Uma das propostas deve ser mais agilidade no processo para a liberação de compras de medicamentos.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube