Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso defende inclusão de conteúdo sobre Direitos da Pessoa com Deficiência nas escolas

Willian Veloso defende inclusão de conteúdo sobre Direitos da Pessoa com Deficiência nas escolas

por Da Redação publicado 14/04/2021 11h42, última modificação 14/04/2021 11h43

O Vereador Willian Veloso (PL) apresentou, nesta quarta-feira, 14, o projeto 096/21, que dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas municipais de Goiânia incluírem no currículo conteúdo programático que aborde Direitos da Pessoa com Deficiência. Segundo Willian, aulas que tratam das temáticas sobre limitações e acessibilidade podem mudao comportamento dos futuros cidadãos. Para ele, esse tipo de instrução possibilita a quebra de preconceitos e a superação de paradigmas em relação a essas pessoas. ampliação do conteúdo programático do ensino fundamental que trate sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência é uma importante medida de política pública, visando a inclusão”, explica.

Willian destaca que existe crescente implantação do período integral na educação pública, geralmente voltada à oferta, no período complementar, de atividades esportivas, jogos diversos, cursos de idiomas e informática. “Muitas vezes, o documento curricular básico, ao ser reformulado ou adaptado, deixa de aproveitar este período para desenvolver novas posturas que são importantes para a solidariedade humana”, diz.

De acordo com o vereador, o despreparo, aliado à desinformação, faz com que estudantes alimentem preconceitos ao longo da vida. Diante desse quadro possivelmente depreciativo em face da pessoa com deficiência, busca-se familiarizar crianças e adolescentes com a diversidade, desenvolvendo nos alunos a empatia, o respeito e a consideração às diferenças existentes. “A missão da escola não se limita à inserção do estudante na sociedade, mas a capacitá-lo para encarar as diferenças de forma respeitosa e digna”, argumenta.

A propositura apresentada está em conformidade com o que é estabelecido pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e se destina a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, nos termos do caput de seu artigo 1º. Também está de acordo com o parágrafo único do art. 1º da LBI da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.


*Com informações e foto da assessoria de comunicação do vereador