Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores aprovam moção de repúdio contra médico Leônidas Filho

Vereadores aprovam moção de repúdio contra médico Leônidas Filho

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 17/12/2019 13h05, última modificação 17/12/2019 13h05

Proposta pelo vereador Zander Fábio, Patriota, a Câmara aprovou hoje (17) moção de repúdio ao médico Leônidas Filho, a ser encaminhada ao Conselho Estadual de Medicina (CRM/GO). No documento, o vereador solicita ainda ao Conselho a suspensão imediata do registro profissional do referido médico.

Da tribuna da Casa, Zander Fábio, que é presidente da Comissão de Proteção, Direitos e Defesa dos Animais, disse ter baseado seu pedido num fato "horrível" protagonizado pelo médico Leônidas. "Ele foi preso", relembra o vereador, "durante uma rinha de cães em Mairipoã,na grande São Paulo, na última segunda-feira (dia 16). No local, agentes policiais encontraram cachorros mortos, brigando e até mesmo assados, comidos pelos ue participavam da rinha e partes eram destinados aos cães em disputa. Foram encontrados animais mortos, feridos e bastantes maltratados".

"O chefe do policiamento", continua o vereador no seu relato, "disse nunca ter visto nada igual. Os cães estavam confiados a vários dias, sem comer e beber nada, como forma de torná-los mais agressivos durante a rinha".

Segundo ele, o CRM deve tomar uma atitude drástica com relação ao médico Leônidas Filho "pela sua falta de humanidade no trato com animais indefesos".

PET DAY

Zander Fábio apresentou ainda na sessão de hoje o projeto de lei (445/2019) que institui no município de Goiânia o chamado Pet Day, a ser celebrado anualmente no dia 04 de outubro. Pelo projeto, o poder público municipal terá que realizar no dia 4 de outubro uma marcha canina, visando a integração dos proprietários de cães com os diversos segmentos de apoio e integração animal.

De acordo com a projeto, artigo 3º, a Prefeitura terá que promover ações voltadas à conscientização do tema para a sociedade, como castração de animais, posso responsável, realização de feiras para adoção responsável, vacinação, tosa, exposição de rações, bem como outras atividades voltadas ao bem-estar animal.

"Trata-se de uma iniciativa que visa reunir cães e seus proprietários num grande ato de confraternização e ainda promover encontros sobre práticas de cuidados de animais, como castração e adoção, por exemplo. Inclusive esse dia poderá inclusive aquecer nossa economia local, alavancando o turismo na cidade", concluiu.