Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem comemora proibição de fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino de Goiânia

Mauro Rubem comemora proibição de fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino de Goiânia

por Da Redação publicado 09/01/2023 10h40, última modificação 31/01/2023 09h56
Decisão foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (6)
Mauro Rubem comemora proibição de fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino de Goiânia

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, na última sexta-feira (6), decisão da Justiça de Goiás, proibindo fechamento de bibliotecas e salas de leitura, além da transferência de crianças da pré-escola para escolas de ensino fundamental em Goiânia. Em novembro, o vereador Mauro Rubem (PT) entrou com representação no Ministério Público Estadual (MP-GO) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), contra ação do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e do secretário de Educação, Wellington Bessa, que defendiam fechamento de 50 bibliotecas, para que fossem transformadas em salas de aula da educação infantil.

Mauro argumentou que a SME violaria a legislação e prejudicaria aprendizado de crianças e adolescentes. Outro problema apontado pelo vereador foi o encaminhamento de crianças de 4 e 5 anos – do ensino fundamental – para estabelecimentos próprios, que não teriam estrutura física nem humana para receber alunos. Eles teriam dificuldades, segundo o parlamentar, até para utilizar banheiro e beber água, devido às diferenças de altura. “O prefeito tem dinheiro em caixa e precisa investir na Educação, criando novas vagas nos CMEIs e melhorando a qualidade do ensino. É inadmissível que promova absurdos como esse, que só prejudicam estudantes”, destacou.

*Texto da assessoria de comunicação do vereador