Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão na Câmara homenageia professores que se destacaram no enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia

por Da Redação publicado 15/10/2021 14h43, última modificação 15/10/2021 14h43

Por iniciativa da presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Aava Santiago (PSDB), uma sessão especial no Legislativo Municipal homenageou 139 professores de diversos níveis de ensino de unidades públicas e particulares, que foram destaques em 2021, diante dos obstáculos enfrentados pelo setor, durante a crise provocada pela pandemia. No evento também foram lembrados professores que perderam a vida por causa da Covid-19. A homenagem póstuma foi feita em um vídeo com fotos e nomes, acompanhado pela música "Hero", interpretada ao vivo por Fernando Souza e Cyntia Caroline. A sessão foi transmitida pela TV Câmara e fica disponível no canal do Legislativo no YouTube (https://www.youtube.com/user/tvcamaragyn).

No discurso, Aava Santiago destacou o papel decisivo dos mestres na formação humana e profissional de toda a população. Ela também relembrou a ajuda e a compreensão que recebeu de uma professora, quando morava em uma comunidade no Rio de Janeiro, aos 11 anos de idade. Com o próprio carro, a professora levava Aava por escolas municipais do bairro para fazer a campanha que a escolheria representante de todas as escolas municipais do Rio. “A professora acreditou naquela menina tagarela e contestadora, que depois se tornou prefeita-mirim da cidade e hoje ocupa esta tribuna, como vereadora por Goiânia. Foi essa professora que me mostrou que política não é impossível para alguém vindo de onde eu vim”, conta.

Em nome dos homenageados, discursaram o professor da UniCambury, Leonardo Felipe, e a professora da Escola Estadual Amália Hermano Teixeira, Daniela das Chagas. Leonardo disse que a homenagem busca reconhecer a superação dos profissionais da educação diante das dificuldades no acesso e na manipulação da tecnologia de comunicação remota e, especialmente, nas transformações das relações humanas, impostas pela pandemia. Daniela citou a esperança que norteou os professores para seguir promovendo o conhecimento como elemento de mudança na vida das pessoas.

Ao todo, 139 professores receberam o diploma de honra ao mérito em nome da Câmara Municipal, pelo valioso trabalho desenvolvido na área de educação, transpondo desafios e inspirando a concretização de um futuro inclusivo, sendo assim instrumento de transformação social. Além de Aava Santiago, que presidiu a sessão especial, a mesa foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Educação de Goiânia, Márcio Carvalho dos Santos; pelo secretário municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Divino Eterno de Paula; o pró-reitor acadêmico da Unifan, Carlos Alberto Vicchiatti; o coordenador geral da FAC Unicamps, Almério Freitas Prado Júnior; a diretora do Centro Universo Goiânia, Eliane Alves de Moura; o representante da OAB Goiás, Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior; o coordenador do Centro de Gestão e Controle, Almério Marques Leão; e pelos professores Leonardo Felipe, Daniela das Chagas e Poliana Queiroz, doutora em Literatura.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora