Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em reunião com vereadores, secretária de Relações Institucionais debate vetos do Paço a emendas impositivas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 17/05/2022 11h25, última modificação 17/05/2022 15h11
Parlamentares questionaram Valéria Pettersen sobre atendimento da Prefeitura às emendas apresentadas

Atendendo a convite do líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), a secretária municipal de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, esteve na Câmara de Goiânia, nesta terça-feira (17), para tratar de vetos da Prefeitura às emendas impositivas apresentadas por vereadores. A Sessão Ordinária foi suspensa pelo presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), para que os parlamentares participassem da audiência com a secretária.

A presença de Valéria foi motivada por críticas feitas pela vereadora Luciula do Recanto (PSD), na semana passada, na Tribuna da Câmara, sobre vetos às suas emendas que destinariam recursos para a causa animal em Goiânia – inclusive com construção de hospital público veterinário. Na ocasião, as críticas receberam apoio da maioria dos vereadores, que resolveram estabelecer diálogo com a Prefeitura, por meio da titular da pasta de Relações Institucionais.

Diálogo

Valéria Pettersen afirmou aos vereadores que "veto é questão formal, técnica e legal. Muitos desses problemas podem ser causados por questões burocráticas. Este ano, por exemplo, o prefeito espera pagar todas as emendas, com a realização das obras solicitadas até o fim do ano". Ela completou: "Em 2021, quase todas as emendas foram quitadas. Algumas foram vetadas por impedimentos jurídicos. Então, apenas cumprimos o que está na legislação. No caso da Saúde, não há como pagar emenda que prevê construção de obra".

Ainda de acordo com a secretária, "60 projetos estão prontos para dar inicio às obras durante o atual exercício". Questionada pelo vereador Mauro Rubem (PT) sobre a cobertura da Feira Hippie – antiga reivindicação dos feirantes, segundo ele – Valéria disse acreditar que "em até cinco meses a obra estará pronta".

Cabo Senna (Patriota), Anselmo Pereira (MDB), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Leandro Sena (PRTB) e Geverson Abel (Avante), entre outros parlamentares, questionaram a representante da Prefeitura a respeito do atendimento às suas emendas impositivas. A reunião contou também com a participação do secretário municipal de Governo, Michel Magul, e da chefe da Casa Civil, Raíssa Melo.