Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Secretaria de Saúde promete resolver problema de falta de insumos em uma semana

Secretaria de Saúde promete resolver problema de falta de insumos em uma semana

por Da Redação publicado 06/05/2022 08h40, última modificação 06/05/2022 09h40

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Goiânia realizou reunião extraordinária, nessa quinta-feira (5), para discutir a falta de insumos usados no tratamento de diabetes, em unidades de saúde da capital. O problema foi levado ao presidente da comissão, vereador Mauro Rubem (PT), pelo vice-presidente da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético (Amad), André Fabrício Cardoso, que compareceu à reunião.

Com pacientes também presentes, André explicou que insumos acabaram há quase um mês e que muitas pessoas estão se tratando graças a doações feitas pela empresa que atendia a Prefeitura e que não teve o contrato renovado pelo Executivo, causando interrupção no tratamento desde o último dia 2 de maio.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, não estava em Goiânia, mas enviou representantes da pasta para explicar a situação aos pacientes e parlamentares. O diretor financeiro da SMS, Bruno Vianna, afirmou que o contrato não foi renovado porque a empresa aumentou o preço em 30%, o que não estava previsto. Segundo ele, um processo para fornecimento emergencial de insumos tramita com prioridade na Secretaria. Bruno garantiu que, até o fim da próxima semana, o empenho do pagamento será feito, possibilitando que a empresa contratada forneça medicamentos às unidades de saúde. O contrato emergencial terá duração de seis meses. Ainda de acordo com Bruno, o prazo é suficiente para conclusão de nova licitação.

André Fabrício declarou que a Amad não havia sido informada pelo secretário sobre esse processo. “Ele não demonstrou interesse no assunto. Falou que o paciente teria que arcar com gastos do tratamento até junho ou julho, quando insumos voltariam a ser disponibilizados na rede pública”, disse.

Mauro Rubem destacou a incompetência da Secretaria para lidar com a questão e se comprometeu a ligar repetidamente para responsáveis pelo contrato, até que o empenho seja feito. “Não tem necessidade de levar dez dias para resolver isso. É só pegar o processo e levar de mão em mão para agilizá-lo. É uma questão de vidas, tem que ser prioridade”, defendeu.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador