Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez comemora sanção de lei com benefícios aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias

por Da Redação publicado 17/05/2022 17h20, última modificação 17/05/2022 17h53
Além de estruturação e evolução na carreira a cada três anos, leis garantem adicional de produtividade, adicional por insalubridade e vale-alimentação

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) participou, na manhã desta terça-feira (17), da cerimônia de sanção, pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), de leis que concedem benefícios aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Goiânia.

Além de estruturação e evolução na carreira dos agentes a cada três anos, com escalonamento de vencimentos, as leis garantem adicional de produtividade em campo de até R$ 300,00; adicional por insalubridade; e vale-alimentação de R$ 400,00.

“Esse é um momento histórico em nossas vidas. A sanção do nosso Plano de Carreira é uma grande vitória para todos nós”, comentou o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias do Estado de Goiás (SindACSE), Paulo Gomes de Brito. Ele agradeceu à atuação da Câmara de Goiânia e especialmente de Sabrina Garcez nas negociações para construção da proposta, referindo-se à parlamentar como "madrinha da conquista".

A vereadora participou ativamente da luta dos agentes pela conquista do Plano de Cargos e Carreira desde o início de seu primeiro mandato, em 2017. “O Plano de Carreira dos agentes não é mais um projeto. Não é mais um sonho. Agora é lei! É a materialização da dignidade dessa categoria que tanto buscou e lutou por seus direitos”, afirmou.

Sabrina também reconheceu que o plano foi fruto de esforço conjunto entre vereadores e Prefeitura junto às categorias. Ela garantiu que a Câmara vai seguir apoiando os agentes em demandas que ainda não foram contempladas. “É obrigação de todo gestor público dar dignidade aos trabalhadores. O prefeito Rogério Cruz, junto ao secretário Durval Ferreira (Saúde), o secretário Michel Magul (Governo), a Tatiana Accioly (procuradora-geral do Município), trabalhou muito para concretizar esse sonho”, declarou.

Piso

Com aprovação do piso salarial nacional de dois salários mínimos para as categorias, pelo Senado, no início de maio, Rogério Cruz comprometeu-se a fazer adequações necessárias para que ACSs e ACEs não tenham prejuízos. “Fiquem tranquilos, que a Secretaria de Governo já está trabalhando para enviarmos uma alteração legislativa que contemple a nova tabela de vencimentos e, assim, conferir justiça a cada um de vocês que lutam por este reconhecimento há décadas. Vocês têm em mim um aliado na defesa dos direitos de todos vocês”, disse o prefeito.

“É com imenso prazer que sanciono um Plano de Carreira reivindicado há anos por esta categoria tão importante para a saúde pública de Goiânia. Esse momento vai ficar marcado na vida de cada um de vocês e, com toda certeza, na minha também”, concluiu Rogério Cruz.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora