Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Reitor da UFG ocupa tribuna em busca de apoio para manutenção da instituição

Reitor da UFG ocupa tribuna em busca de apoio para manutenção da instituição

por Heloiza Amaral publicado 11/02/2021 13h10, última modificação 11/02/2021 16h12

A convite dos vereadores Aava Santiago (PSDB), Mauro Rubem (PT) e Anselmo Pereira (MDB), o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia nesta quinta-feira, 11, para apresentar as atividades desenvolvidas pela instituição durante a pandemia e para solicitar o apoio dos vereadores, já que a atual situação financeira garante sua manutenção por apenas seis meses.

Entre as atividades da UFG em 2020, Edward destacou a produção de mais de 25 mil protetores faciais, recuperação de mais de cem ventiladores mecânicos, desenvolvimento de protótipo de respiratório e produção de álcool em gel. A UFG também inaugurou o novo Hospital das Clínicas, com 600 leitos e que, atualmente, recebe 16 pacientes de Covid-19 encaminhados de Manaus (AM). A universidade ainda treinou profissionais do Sistema Prisional sobre métodos de ação durante a pandemia, manteve assistência social, com doação de cestas básicas a famílias carentes de Goiânia, prestou auxílio psicológico à comunidade acadêmica e, por meio da Faculdade de Farmácia, forneceu 6 mil testes de Covid-19 à população, além de ter desenvolvido testes rápidos, equivalentes ao PCR. A instituição manteve atividades de graduação e de extensão durante toda a pandemia, tendo, inclusive, oferecido equipamentos e pacotes de dados para estudantes carentes.

Segundo Edward Madureira, a UFG enfrenta, no entanto, graves problemas financeiros, que podem comprometer a manutenção de suas atividades. Só de energia, a instituição gasta R$ 15 milhões por ano. “Estamos desenvolvendo energia fotovoltaica, mas, ainda assim, será insuficiente para a nossa demanda”, explica. O presidente da Associação dos Ex-Alunos da UFG, Eliomar Pires, acompanhou o reitor na tribuna e recebeu a filiação da vereadora Aava Santiago e de servidores da Câmara que estudaram na UFG. Aava destacou a importância da universidade em sua vida e dos caminhos que lhe foram abertos pela instituição.