Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de Lucas Kitão institui alerta para esclarecer sequestro ou rapto de crianças

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 30/11/2022 12h55, última modificação 30/11/2022 17h16
Segundo vereador, objetivo é ajudar famílias de pessoas desaparecidas a localizarem seus parentes, com uso de tecnologia do cotidiano

Foto: Mariana Capeletti

Projeto de lei (PL 394/2022) para instituir o chamado Alerta para Resgate de Pessoas (ARP), em Goiânia, foi apresentado na Câmara, nesta quarta-feira (30), pelo vereador Lucas Kitão (PSD). Segundo ele, o ARP estabelece política municipal para esclarecer desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes.

"Nossa proposta se baseia no modelo norte-americano, conhecido como Amber (America's Missing: Broadcast Emergency Response), criado em 1996, em razão do desaparecimento da menina Amber Hagerman, de nove anos, raptada e assassinada no Texas", afirma o parlamentar.

Lucas Kitão explica que o objetivo é ajudar famílias de pessoas desaparecidas a localizarem seus parentes, com uso de tecnologia do cotidiano. Nesse sentido, de acordo com o autor da proposta, o ARP será constituído por rede digital municipal de comunicação, para rápida elucidação do desaparecimento e para resgate em casos de rapto ou sequestro de crianças. "E ainda instruir famílias vítimas de desaparecimento sobre ações e planos de contingência nas situações emergenciais", completou.

Entre outras normas, o vereador destaca que o ARP deverá ser encaminhado a todos os jornais, emissoras de rádio, televisão e demais órgãos de comunicação que atuam em Goiânia, para divulgação de informações sobre o caso. "Foto da pessoa desaparecida, nome e idade, local do rapto ou sequestro, descrição do sequestrador, telefones e outras formas de contato com a polícia. Então, o ARP, quando estiver em funcionamento, trará mais segurança e tranquilidade na solução de casos de sequestro ou rapto de menores em Goiânia", garantiu.