Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de Lucas Kitão institui alerta para esclarecer sequestro ou rapto de crianças

Proposta de Lucas Kitão institui alerta para esclarecer sequestro ou rapto de crianças

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 30/11/2022 12h55, última modificação 30/11/2022 17h16
Segundo vereador, objetivo é ajudar famílias de pessoas desaparecidas a localizarem seus parentes, com uso de tecnologia do cotidiano
Proposta de Lucas Kitão institui alerta para esclarecer sequestro ou rapto de crianças

Foto: Mariana Capeletti

Projeto de lei (PL 394/2022) para instituir o chamado Alerta para Resgate de Pessoas (ARP), em Goiânia, foi apresentado na Câmara, nesta quarta-feira (30), pelo vereador Lucas Kitão (PSD). Segundo ele, o ARP estabelece política municipal para esclarecer desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes.

"Nossa proposta se baseia no modelo norte-americano, conhecido como Amber (America's Missing: Broadcast Emergency Response), criado em 1996, em razão do desaparecimento da menina Amber Hagerman, de nove anos, raptada e assassinada no Texas", afirma o parlamentar.

Lucas Kitão explica que o objetivo é ajudar famílias de pessoas desaparecidas a localizarem seus parentes, com uso de tecnologia do cotidiano. Nesse sentido, de acordo com o autor da proposta, o ARP será constituído por rede digital municipal de comunicação, para rápida elucidação do desaparecimento e para resgate em casos de rapto ou sequestro de crianças. "E ainda instruir famílias vítimas de desaparecimento sobre ações e planos de contingência nas situações emergenciais", completou.

Entre outras normas, o vereador destaca que o ARP deverá ser encaminhado a todos os jornais, emissoras de rádio, televisão e demais órgãos de comunicação que atuam em Goiânia, para divulgação de informações sobre o caso. "Foto da pessoa desaparecida, nome e idade, local do rapto ou sequestro, descrição do sequestrador, telefones e outras formas de contato com a polícia. Então, o ARP, quando estiver em funcionamento, trará mais segurança e tranquilidade na solução de casos de sequestro ou rapto de menores em Goiânia", garantiu.