Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / "Proposta de Plano Diretor em tramitação na Câmara aprimora legislação atual", afirma Henrique Alves

por Da Redação publicado 17/01/2022 12h55, última modificação 17/01/2022 12h56

A proposta de Lei Complementar (PLC) do Plano Diretor em tramitação na Câmara de Goiânia aprimora a última revisão aprovada pelo município e atualiza a cidade às novas dinâmica de crescimento econômico e social dos últimos anos, afirma o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo, vereador Henrique Alves (MDB). Segundo o vereador, a revisão em discussão na Casa reduz as disparidades de desenvolvimento de Goiânia em relação aos demais municípios da região metropolitana.

"A proposta de Plano Diretor que estamos discutindo busca atender às novas necessidades de Goiânia, de tentar um desenvolvimento maior nos próximos dez anos. É algo que percebemos de forma muito claro: não é que Goiânia não cresça, mas percebemos que os municípios vizinhos cresciam em seus índices econômicos numa velocidade bem maior do que a capital", afirma o vereador em entrevista ao Jornal Opção. "É preciso passar por adequações e fazer atualizações, como na legislação ambiental, na questão da mobilidade, na parte urbanística e de uso do solo", afirma.

"Todo o material do relatório técnico, que o acompanha, é riquíssimo. Ali estão demonstradas todas as potencialidades e as deficiências da cidade", afirma ele, sobre o parecer aprovado na Comissão Mista. "A metodologia de trabalho executada por todo o grupo que elaborou o Plano Diretor foi muito bem-sucedida, pelo diagnóstico, por todos os dados levantados. Tivemos a oportunidade de calcular a quantidade de unidades habitacionais de Goiânia por quilômetro quadrado em cada bairro, justamente para ver onde estava saturado e onde haveria espaço para crescer", afirma.

O presidente da CCJ relata a longa discussão prévia do PLC em tramitação na Câmara, destacando as "centenas" de reuniões realizadas pela Casa. "Tudo isso, na época, com um amplo diálogo com a sociedade – foram mais de 300 reuniões, várias oficinas, juntando associações de bairros, setor produtivo, ramo imobiliário, muito debate mesmo. As opiniões técnicas em relação ao projeto de lei sempre foram discutidas em grupo. Ao fim, os coordenadores do Plano fizeram uma revisão geral do que seria o texto", afirma.

Leia a entrevista completa do vereador Henrique Alves sobre o PLC do Plano Diretor ao Jornal Opção: https://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/a-proposta-a-ser-aprovada-na-camara-aprimora-o-plano-diretor-de-2007-374333/