Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto reconhece oficialmente, como primeiro Plano Diretor de Goiânia, proposta de 1935, assinada por Atílio Corrêa Lima

por Patrícia Drummond publicado 06/09/2019 16h08, última modificação 06/09/2019 16h08

Foto: Alberto Maia

Tramita na Câmara projeto de lei (nº2019/00328), de autoria da vereadora Dra.Cristina (PSDB), que reconhece, oficialmente, como primeiro Plano Diretor de Goiânia, o Plano Diretor apresentado pelo arquiteto e urbanista Atílio Corrêa Lima. Durante os anos de 1932 a 1935, foi ele – primeiro urbanista brasileiro de formação acadêmica, formado na francesa Sorbonne, em 1930 – o indicado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira para a execução de um plano urbanístico do núcleo inicial de cidade-capital administrativa com uma população de 50 mil habitantes.

“É de suma importância, nesse momento em que o Plano Diretor da Cidade de Goiânia está em revisão, que olhemos para o passado recente, quando da elaboração do primeiro Plano Diretor da nova Capital, projetado pelo arquiteto e urbanista Atílio Corrêa Lima”, destaca a vereadora Dra.Cristina, relatora da proposta do novo Plano Diretor na Casa. Ela argumenta que o Plano Diretor de 1935 foi entregue oficialmente ao interventor Pedro Ludovico Teixeira, porém, não é reconhecido como primeiro Plano Diretor “por motivos políticos e especulação imobiliária”.

“Infelizmente, ao longo dos últimos anos, os Planos Diretores elaborados para a nossa cidade são equivocados exatamente porque nossos legisladores desconhecem como a Capital foi pensada inicialmente, seus princípios de sustentabilidade e paradigmas urbanísticos”, acrescenta a parlamentar.