Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto propõe criação do Memorial Iris Rezende Machado

Projeto propõe criação do Memorial Iris Rezende Machado

por Edição de notícias publicado 22/11/2022 17h40, última modificação 23/11/2022 14h34
Previsto para funcionar no Centro Cultural Casa de Vidro, acervo contará com pertences doados pela família do homenageado

O vice-presidente da Câmara de Goiânia, Clécio Alves (Republicanos), apresentou, com apoio dos vereadores, nesta terça-feira (22), projeto de lei (PL 386/2022) para criação do Memorial Iris Rezende Machado.

Segundo a matéria, o memorial reunirá fotos, textos e vídeos que contam a trajetória de Iris. O acervo terá ainda pertences doados pela família do homenageado, além de materiais históricos e objetos existentes na Prefeitura e na Câmara. O espaço será instalado no Centro Cultural Casa de Vidro, no Jardim Goiás.

Clécio Alves acredita que o memorial ajudará no registro da história e da cultura de Goiânia – traduzidas por meio do trabalho de Iris Rezende. "Vamos criar um acervo completo, da história e trajetória da vida política dele, como expoente da política administrativa da cidade e do estado. Teremos estrutura qualificada, com teatro e cinema, tudo à altura da história de nosso saudoso Iris", explicou.

Ainda de acordo com o autor do projeto, a construção do memorial se dará a partir de recursos encaminhados pelos próprios vereadores. "Enquanto relator do orçamento para o próximo ano, já adianto que doarei, da minha parte, todo o recurso que tenho de emendas impositivas – em torno de R$ 1,6 milhão", afirmou Clécio. Além disso, a ideia é de que cada um dos demais vereadores destine R$ 100 mil, via emendas impositivas. O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), por sua vez, destinará – além dos R$ 100 mil –, um milhão de reais do duodécimo da Casa.

“Nosso intuito é de que este memorial seja construído nos mesmos padrões e moldes do Memorial JK, de Brasília”, concluiu Clécio Alves.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador