Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova política municipal para prevenção e tratamento de pessoas com Alzheimer

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 03/11/2022 11h40, última modificação 03/11/2022 15h24
De autoria do vereador Edgar Duarte (PMB), projeto segue para sanção ou veto do prefeito

Em sessão nesta quinta-feira (3), a Câmara de Goiânia aprovou, em segunda e última votação, projeto de lei para instituição de política municipal voltada à prevenção, tratamento e apoio às pessoas com doença de Alzheimer, além de seus familiares e cuidadores.

"É uma iniciativa não só de interesse público, mas de enorme interesse humano. Uma proposta, portanto, que visa atender pacientes com essa doença incurável e que afeta milhões de pessoas pelo mundo", afirma o autor da matéria, vereador Edgar Duarte (PMB).

O parlamentar lembra que "caberá à rede pública de saúde o desenvolvimento para implantação, assistência e orientação sobre a política de prevenção do Alzheimer. Para tanto, vamos contar com apoio da Justiça, de instituições e de familiares dos pacientes. É fundamental, igualmente, promover conscientização e orientação precoce de sinais de alerta e informações preliminares sobre a doença e outras demências".

Dados

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentados pelo vereador, a doença é sétima causa de mortes em todo o mundo. "Em 2019, mais de 55 milhões de pessoas foram afetadas pelo Alzheimer – número que deve aumentar para 139 milhões em 2050. Trata-se de uma síndrome crônica ou progressiva, que leva à deterioração da função cognitiva ou da capacidade de processar o pensamento. Ela atinge o cérebro, afetando memória, pensamento, orientação, compreensão, capacidade de aprendizagem e linguagem", explica.

Ainda segundo Edgar Duarte, por se tratar de doença relacionada à idade, a estimativa para o Brasil, por exemplo, é de que casos de Alzheimer aumentem entre a população com 65 anos ou mais. "Daí a necessidade de políticas públicas que, com tratamentos dirigidos a esse segmento populacional, evitem mais sofrimento aos pacientes", conclui.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).