Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Marlon pretende instituir alimentação adequada para alunos diabéticos na rede pública municipal

por Da Redação publicado 01/12/2021 17h36, última modificação 01/12/2021 17h37

Fornecimento de alimentação diferenciada para crianças e adolescentes portadores de diabetes nas escolas da rede pública municipal de Goiânia. É o que propõe o vereador Marlon Teixeira (Cidadania), em projeto de lei apresentado na Câmara, já em tramitação.

“É fundamental que o Poder Público promova o atendimento das necessidades específicas desses estudantes, o que inclui o fornecimento de alimentação diferenciada, a partir da elaboração de um plano nutricional adequado”, destaca Marlon. “Vários municípios brasileiros têm adotado a obrigatoriedade de distribuição de merenda especial para os alunos diagnosticados como portadores de diabetes, medida que entendemos deva ser estendida para toda a rede de ensino municipal do País”, acrescenta.

Supervisão

De acordo com a matéria assinada por Marlon Teixeira, o cardápio do programa de alimentação escolar sob a responsabilidade da Prefeitura de Goiânia deverá incluir, obrigatoriamente, opções de alimentação adequada a crianças e adolescentes diabéticos. A alimentação especial destinada a esses estudantes será definida por nutricionistas capacitados, sob a supervisão técnica de médicos, com a participação do Conselho de Alimentação Escolar ou do Conselho Municipal de Educação, respeitando os hábitos alimentares do Município.

“O diabetes é uma doença crônica incurável, que necessita de tratamento e controle adequados, sem o que podem ocorrer sérios danos à saúde. O tratamento requer restrições na alimentação do paciente e, em alguns casos, o uso de medicamentos. A doença atinge não só adultos, mas também crianças e adolescentes, grande parte dos quais está matriculada na rede pública de ensino”, reitera o parlamentar, ao justificar a proposta.

Texto da assessoria de comunicação do vereador