Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / PROGRAMA BIKE AMIGA É PROPOSTA DE CRISTINA PARA MELHORAR MOBILIDADE

PROGRAMA BIKE AMIGA É PROPOSTA DE CRISTINA PARA MELHORAR MOBILIDADE

por lucas-ff — publicado 24/02/2016 14h20, última modificação 19/04/2016 11h35

A vereadora Doutora Cristina Lopes (PSDB) propõe a criação do Programa Bike Amiga, com o objetivo de incentivar o trabalhador a usar sua bicicleta como meio de transporte e melhorar a mobilidade urbana na capital.

“Quem pedala para o trabalho economiza tempo com grandes engarrafamentos, trânsito caótico e procura de vagas para estacionar, além de ser o meio de transporte mais barato e menos poluente para a cidade”, diz Cristina.

O projeto apresentado por ela institui o Cartão do Ciclista, com o qual o usuário poderá ter acesso a produtos e serviços que contribuam para o uso seguro e confortável de bicicletas.

O valor mensal do Cartão do Ciclista será o correspondente ao vale transporte fornecido pela empresa empregadora. O trabalhador poderá ter direito também ao vale transporte se utilizar o transporte público em conjunto com a bicicleta. Nesse caso, o valor ou do vale transporte ou do Cartão do Ciclista será reduzido.

Só poderá ser beneficiário do Cartão do Ciclista o trabalhador que utilizar no mínimo três vezes por semana sua bicicleta para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa, ainda que combinado com o transporte público.

As empresas que adotarem o cartão para seus funcionários poderão ter desconto de 2 a 5% no IPTU, dependendo de quantos funcionários aderirem ao programa. Para terem direito ao benefício, elas deverão oferecer local para seus funcionários guardarem as bicicletas com segurança.

Outro benefício para as empresas que participarem do Programa Bike Amiga será possuir o selo “Empresa Parceira da Mobilidade” e poder exibi-lo impresso nas notas ficais que emitirem.

(Guilherme Machado)