Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Políticas Públicas para a Assistência Farmacêutica são discutidas em audiência

Políticas Públicas para a Assistência Farmacêutica são discutidas em audiência

por Quezia de Alcântara publicado 14/10/2021 16h54, última modificação 14/10/2021 16h54

O vereador e farmacêutico Raphael da Saúde (DC) realizou hoje, 14, audiência pública híbrida para debater políticas públicas adequadas para a aquisição e distribuição de medicamentos para o Município.

Acompanhado do colega, Edgar Duarte (PMB), que também é farmacêutico, o parlamentar falou da necessidade de conhecer o ciclo de assistência farmacêutica e assim propor medidas, por meio do poder Legislativo, para sanar as necessidades do setor e valorizar o profissional de Farmácia que atua na rede pública de saúde.

Participaram da reunião a presidente do Conselho Regional de Farmácia-GO, Lorena Baía; a diretora de Apoio e Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Alexandra; a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Matias Costa a gerente de Assistência Farmacêutica da SMS, Fernanda Torquato; a gerente da Farmácia do Município, Raquel Siqueira, representantes do SindSaúde, Luzineia Vieira dos Santos e do Conselho Municipal de Saúde, Ineslaine Ribeiro.

Entre os pontos abordados estão:

- aquisição de medicamentos, processos licitatórios e o trâmite para compra dos remédios que é um caminho com muitas etapas a cumprir.

- distribuição dos medicamentos e os problemas de abastecimento para as unidades de saúde, que segundo representantes da SMS, não estão ocorrendo atualmente.

- o processo da assistência farmacêutica da Prefeitura que vai desde a seleção e os critérios para a compra dos remédios até o momento em que o paciente pode ter acesso ao medicamento.

- o uso de medicação contínua para pacientes diabéticos, com doenças mentais, fórmulas infantis e dietas especiais para alérgicos que exigem atenção redobrada para sua aquisição com muitos meses de antecedência para não faltar.

- a falta de farmacêuticos e de programas de atuação dos mesmos nas unidades públicas de saúde, pois os mesmos não estão ali apenas para entregar os remédios.

- o uso racional dos medicamentos e ações educativas em saúde como funções dos farmacêuticos da Prefeitura.

- a capacitação de profissionais e a atuação junto a equipes multiprofissionais para assistência aos pacientes nas unidades, a exemplo da cidade de Curitiba, no Paraná.