Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova criação de salas de amamentação em órgãos públicos do Município

Plenário aprova criação de salas de amamentação em órgãos públicos do Município

por Quezia de Alcântara publicado 25/05/2023 10h55, última modificação 25/05/2023 10h51
Ato de amamentar, segundo o vereador Sandes Júnior, precisa de incentivo, pois beneficia tanto a criança em seu desenvolvimento como a saúde da mulher

O vereador Sandes Júnior (PP) teve aprovada hoje, 25, em última votação, matéria de sua autoria cujo objetivo é garantir o direito de mulheres e crianças à amamentação.

Segundo o PL 51/2022, o Município deverá garantir salas de apoio para que as servidoras possam amamentar os filhos no local de trabalho.

As salas de apoio deverão ter segurança, conforto, higiene para que seja feita a amamentação, com privacidade e tranquilidade para a mãe e o filho, propõe a matéria, observando orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos parâmetros da resolução 171/2006, sobre as salas de ordenha.

“O aleitamento materno é um direito da mãe e da criança, sendo fundamental para o desenvolvimento pleno da criança nos primeiros meses de vida”, justifica Sandes Júnior, “e é essencial para a primeira infância saudável, e beneficia também a mulher, prevenindo câncer de mama, além de assegurar maior conexão entre mãe e filho”.

Ele adiciona que devido à “dificuldade de conciliação das rotinas do aleitamento materno com as do trabalho da mulher após o fim da licença maternidade, muitas crianças brasileiras não recebem amamentação exclusiva até os seis anos de idade, além do empecilho da falta de espaços próprios para amamentar no local de trabalho”.