Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Daher quer presença permanente de brigadista no acesso a escadas rolantes de estabelecimentos comerciais

por Patrícia Drummond publicado 11/12/2019 17h47, última modificação 11/12/2019 17h47

Foto: Alberto Maia

O vereador Dr. Paulo Daher (DEM) é autor de projeto, apresentado nesta quarta-feira (11), que obriga a permanência fixa de um brigadista nos acessos de entrada de cada escada rolante instalada em shoppings, agências bancárias, terminais rodoviários e centros comerciais da Capital. Além disso, a matéria (de número 2019/00440) prevê a instalação de placas informativas e educativas nesses locais, proibindo o acesso e circulação de crianças menores de 12 anos de idade, nas escadas rolantes, que não estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

“Diante da expansão dos estabelecimentos comerciais na cidade, vários têm utilizado, em seus projetos de engenharia e arquitetura, a construção e instalação de escadas rolantes, para facilitar o acesso e a circulação dos visitantes, como uma opção de conforto”, afirma Paulo Daher. “Todavia, a acessibilidade e a segurança das pessoas é algo que sempre deve ser tratado com responsabilidade por aqueles que possuem esses equipamentos instalados, já que, elevando-se o fluxo de visitantes que transitam nos estabelecimentos, torna-se maior, também, o risco de acidentes, seja por descuido, negligência ou imprudência”, acrescenta.

O vereador destaca a importância de, nesse caso, se atuar preventivamente e evitar a ocorrência de acidentes nas escadas rolantes. Na avaliação dele, a presença fixa de um brigadista nesses locais, para orientar as pessoas e impedir o acesso daqueles que não apresentem condições físicas e/ou psicológicas para utilizar os equipamentos, pode fazer a diferença. “O brigadista é o profissional capacitado e habilitado para esse tipo de organização responsável”, sustenta Daher, ressaltando ser também “imprescindível” na prevenção de acidentes em escadas rolantes a instalação de placas informativas e educativas que impeçam o acesso de crianças menores de 12 anos desacompanhadas de um adulto responsável.