Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Movimento 'Compre de uma Feirante' busca fortalecer trabalho de mães em feiras

Movimento 'Compre de uma Feirante' busca fortalecer trabalho de mães em feiras

por Da Redação publicado 09/05/2022 14h30, última modificação 09/05/2022 15h32
Lançado na última quinta-feira (5), em celebração ao Dia das Mães, grupo de trabalho pretende reunir demandas que poderão ser transformadas em projetos de lei para tornar o ambiente mais digno às mulheres

O Grupo de Trabalho "Compre de uma Feirante", lançado na última quinta-feira (5), em Goiânia, em celebração ao Dia das Mães, irá mapear demandas de mulheres feirantes para compreender a realidade de seus trabalhos nas feiras. A partir disso, o objetivo é aperfeiçoar mecanismos – inclusive com elaboração de projetos de lei – que tornem esses espaços mais dignos para a permanência de mulheres. Um grupo de WhatsApp já reúne trabalhadoras que têm recebido apoio do mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB).

Apesar de ser um espaço muito ocupado por elas, feiras, de forma geral, são deficientes em estrutura física para abrigar, por exemplo, mães com bebês de colo e crianças pequenas. O Grupo de Trabalho, a princípio, aplicará questionário com conteúdo sensível não só às demandas de estrutura e de regulamentação, mas também relacionado aos desafios que a feirante enfrenta, sendo mulher em um ramo competitivo e com impactos na vida familiar. “Queremos saber, por exemplo, se a mulher é mãe, se é solo, chefe de família; se os filhos contam com rede de apoio, frequentam escola, se precisa levá-los às feiras; carga horário de trabalho, entre outros questionamentos. Tudo isso para que esse ambiente torne-se adequado para trabalhadoras e mães”, explica a parlamentar.

Após recolher reivindicações do grupo, a ação pretende elaborar projetos com propostas que contemplem as demandas – permitindo às feirantes acesso mais democrático e digno ao ambiente de trabalho. “Nós sabemos de inúmeras feirantes que acordam muito cedo e precisam levar suas crianças, que acabam dormindo embaixo das bancas. Precisamos criar um ambiente mais acolhedor para essas trabalhadoras. Isso é urgente”, afirma Aava.

Para participar do grupo, basta entrar em contato pelo telefone (62) 99933-9169. Resolutivas e ações serão informadas às feirantes. Um documento final – reunindo demandas apresentadas – será entregue às instâncias competentes para tomada de providências.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora