Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem denuncia funcionamento precário do Samu em Goiânia

Mauro Rubem denuncia funcionamento precário do Samu em Goiânia

por Da Redação publicado 16/08/2022 16h15, última modificação 16/08/2022 16h14
Vereador protocolou, nesta terça (16), representação no MP-GO. Segundo ele, faltam pessoal; veículos em condições de circular; e controle rígido das atividades das ambulâncias
Mauro Rubem denuncia funcionamento precário do Samu em Goiânia

Foto: Gustavo Mendes

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Mauro Rubem (PT) protocolou, nesta terça-feira (16), uma representação no Ministério Público Estadual (MP-GO) contra a Prefeitura de Goiânia e a Secretaria Municipal de Saúde, devido à precariedade do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital. Mauro Rubem destaca que, das 13 ambulâncias de suporte avançado, apenas seis estão circulando regularmente, o que, para ele, é inaceitável, em se tratando de um serviço em que o tempo de atendimento é fundamental para evitar o sofrimento e até a morte de pacientes.

As razões principais para a não circulação dos veículos são a falta de manutenção adequada e a falta de profissionais, visto que o número de servidores efetivos é insuficiente e os contratos dos que haviam sido incorporados, por meio de processo seletivo, venceram. Outro problema é a demora da liberação das ambulâncias quando os pacientes são deixados nos hospitais. “Além da falta de pessoal e de veículos em condições de circular, recebemos informação de que não existe controle rígido das atividades das ambulâncias. Há denúncias de que um servidor utilizou uma delas em atividade de lazer. Nem uniformes têm sido distribuídos aos profissionais”, argumenta o parlamentar.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do vereador)