Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matérias declaram Feiras do Sol e da Lua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 13/09/2022 09h45, última modificação 13/09/2022 13h09
Projetos preveem inscrição das feiras no Livro do Tombo Municipal

Dois projetos de lei, em tramitação na Câmara, declaram as Feiras do Sol e da Lua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. Os textos são de autoria do vereador Willian Veloso (PL).

Segundo as propostas, além de serem declaradas como patrimônio do município, as feiras serão inscritas no Livro do Tombo Municipal, visando à sua salvaguarda e valorização.

Outra sugestão dos projetos é para que sejam proibidas mudanças de datas e locais onde são realizadas: a Feira da Lua, na Praça Tamandaré (Avenida Assis Chateaubriand, Setor Oeste), aos sábados; e a Feira do Sol, que ocorre aos domingos, na Praça do Sol (Rua 9, Setor Oeste). Para haver mudança de local e horário de funcionamento, o parlamentar propõe realização de cinco audiências públicas, com participação de feirantes e da sociedade goianiense.

“A Feira da Lua é a segunda maior mostra da capital goiana, conta com mais de novecentos expositores. Cerca de 10 mil pessoas passam pelo local a cada sábado. Os visitantes encontram uma grande variedade de produtos, de roupas a produtos místicos, passando, é claro, pelas famosas barraquinhas com pratos típicos da culinária goiana. Alimentos que, além de gostosos, são saudáveis, preparados mediante controle e fiscalização da vigilância sanitária municipal”, justifica Veloso.

Já a “Feira do Sol surgiu de uma ideia inovadora: um grupo de pintores e artesãos pretendia mostrar à população como eram produzidas peças artesanais e pinturas em tela ao ar livre e, desde então, a comercialização de produtos industrializados é proibida”, salienta o vereador, acrescentando que “outra atração que chama a atenção da criançada é a comercialização de filhotes de cães e gatos, além de que a Feira do Sol é local perfeito para encontrar comidas diferentes”.