Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão propõe voucher para incentivar cultura em Goiânia

Kitão propõe voucher para incentivar cultura em Goiânia

por Edição de notícias publicado 02/12/2022 13h10, última modificação 02/12/2022 13h18
Projeto de lei cria vale-cultural para jovens de 15 a 19 anos, no valor de R$ 500 e válido por um ano

Como forma de impulsionar a indústria da cultura, no período pós-pandemia, o vereador Lucas Kitão (PSD) propõe criação de voucher cultural para jovens de 15 a 19 anos, no valor de R$ 500 e válido por um ano. O parlamentar apresentou projeto de lei, nessa quinta-feira (1º), na Câmara, que autoriza criação do incentivo pela Prefeitura de Goiânia.

Segundo o parlamentar, o objetivo é incentivar o setor cultural – primeiro a ser fechado e último reaberto durante a pandemia de Covid-19. Ele explica que, com o beneficio, o jovem poderá comprar livros e ingressos para shows e peças de teatro, por exemplo.

De acordo com o projeto, as despesas serão custeadas por meio de dotações orçamentárias próprias, com possibilidade de suplementos. Cita, como exemplo, recursos oriundos de multas aplicadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) nesses eventos. Outra possibilidade mencionada é celebração de convênios com entidades privadas para obtenção de ingressos gratuitos, o que viabilizaria a presença de jovens em eventos.

“Foram dois anos de pandemia. Nossa ideia é incentivar a cultura para jovens e adultos, colocando-os em contato com artes e eventos da nossa capital. É um passe cultural, um vale que poderá ser usado por todos para entrar em cinema, concerto, museus, livros e espetáculos de dança e de teatro”, justifica o vereador.

Caminho europeu

A ideia de apresentar um voucher segue o "Kulturpass", da Alemanha, avaliado em 200 euros por jovem; o “Bônus Cultural para a Juventude”, da Espanha, no valor de 400 euros; e um vale-cultural, na França, correspondente a 300 euros e que é concedido desde 2021.

“A iniciativa pretende apoiar a retomada do setor cultural em vários países da Europa. A proposta é adotar uma estratégia utilizada na Europa para recuperação e reestruturação da economia, após um longo período de pandemia", conclui Kitão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador