Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão propõe criação de programa de consultas oftalmológicas gratuitas na Rede Pública de Educação de Goiânia

Kitão propõe criação de programa de consultas oftalmológicas gratuitas na Rede Pública de Educação de Goiânia

por Da Redação publicado 26/08/2021 17h30, última modificação 26/08/2021 19h10
Projeto tem o objetivo de identificar possíveis doenças, dificuldades e necessidades dos alunos, que muitas vezes são prejudicados pela visão ruim

Com mais de 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil e uma preocupação quanto ao diagnóstico precoce, o vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou, na última quarta-feira (25), um projeto de lei para criar o programa de consultas oftalmológicas gratuitas nas escolas da Rede Pública Municipal de Goiânia. O principal objetivo é detectar problemas que podem prejudicar o aprendizado dos alunos.

Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,5% da população do país apresentam algum tipo de deficiência. Destes, 16,6 milhões de pessoas manifestam determinado grau de deficiência visual, sendo que quase 150 mil se declararam cegas.

Diante da situação, a matéria proposta pelo vereador tem o intuito de identificar, já durante o período de frequência à Rede Municipal de Educação, possíveis dificuldades na visão dos alunos. Em muitos casos, a falta de "boa visão" pode comprometer o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens, além de gerar baixa produtividade e risco de outros danos no ambiente de trabalho. Portanto, são problemas que devem ser identificados o mais rapidamente possível.

De acordo com Kitão, caso o programa seja aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), as consultas serão realizadas por oftalmologistas contratados e voluntários, previamente cadastrados. Haveria ainda a possibilidade de criação de convênios entre Prefeitura e instituições e empresas públicas ou privadas, para realização de consultas e aquisição de materiais, equipamentos, lentes e armações, a serem utilizadas por alunos que necessitarem.

“O exame corresponde ao estabelecimento de grau de aptidão do olho, para avaliar a disposição espacial dos objetos. É um exame de fácil execução; pode ser feito em qualquer lugar que disponha de médico oftalmologista e que tenha o equipamento, o distanciamento e o local para realizar a consulta”, explica o vereador.

 

Informações da Assessoria de Comunicação do vereador