Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão propõe criação de programa de consultas oftalmológicas gratuitas na Rede Pública de Educação de Goiânia

por Da Redação publicado 26/08/2021 17h30, última modificação 26/08/2021 19h10
Projeto tem o objetivo de identificar possíveis doenças, dificuldades e necessidades dos alunos, que muitas vezes são prejudicados pela visão ruim

Com mais de 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil e uma preocupação quanto ao diagnóstico precoce, o vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou, na última quarta-feira (25), um projeto de lei para criar o programa de consultas oftalmológicas gratuitas nas escolas da Rede Pública Municipal de Goiânia. O principal objetivo é detectar problemas que podem prejudicar o aprendizado dos alunos.

Dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 14,5% da população do país apresentam algum tipo de deficiência. Destes, 16,6 milhões de pessoas manifestam determinado grau de deficiência visual, sendo que quase 150 mil se declararam cegas.

Diante da situação, a matéria proposta pelo vereador tem o intuito de identificar, já durante o período de frequência à Rede Municipal de Educação, possíveis dificuldades na visão dos alunos. Em muitos casos, a falta de "boa visão" pode comprometer o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens, além de gerar baixa produtividade e risco de outros danos no ambiente de trabalho. Portanto, são problemas que devem ser identificados o mais rapidamente possível.

De acordo com Kitão, caso o programa seja aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), as consultas serão realizadas por oftalmologistas contratados e voluntários, previamente cadastrados. Haveria ainda a possibilidade de criação de convênios entre Prefeitura e instituições e empresas públicas ou privadas, para realização de consultas e aquisição de materiais, equipamentos, lentes e armações, a serem utilizadas por alunos que necessitarem.

“O exame corresponde ao estabelecimento de grau de aptidão do olho, para avaliar a disposição espacial dos objetos. É um exame de fácil execução; pode ser feito em qualquer lugar que disponha de médico oftalmologista e que tenha o equipamento, o distanciamento e o local para realizar a consulta”, explica o vereador.

Informações da Assessoria de Comunicação do vereador