Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kitão intercede por adesão do município à Sala de Gestão e Governança da Educação Básica

por Da Redação publicado 19/10/2021 17h30, última modificação 22/10/2021 14h20

A pedido do vereador Lucas Kitão (PSL), o secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa (DC), se reuniu, na última segunda-feira (18), com o responsável pela implementação da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica em Goiás, Antonio Ordones, para apresentação do Sistema de Informação de Governança Baseado em Custos (SICGESP), que identifica as melhores práticas desenvolvidas no município e permite a disseminação destas informações para os demais gestores.

A implementação do sistema é feita pelo Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UNB), por meio de parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

O sistema vai reunir todas as informações da Gestão Pública do município, que servirão como subsídios para a definição de políticas públicas na área da educação em Goiânia, sem custos para a capital e também sem assunção de qualquer obrigação legal.

Aparecida de Goiânia, Anápolis e Goiânia estão entre os 69 municípios de Goiás que já aderiram ao SICGESP. Para dar prosseguimento à efetivação do sistema, as secretarias municipais de Educação vão apresentar o programa aos respectivos chefes do Executivo.

O objetivo deste primeiro contato, de acordo com o supervisor do programa, foi apresentar a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica para a implementação do SICGESP, plataforma que será oferecida gratuitamente aos municípios, “transformando informações contábeis em informação de custos que todas as pessoas entendem”.

Mapeamento

O SICGESP foi criado pelo coordenador-geral da Sala, professor Marilson Dantas, que também participou da reunião. Segundo ele, o sistema servirá para identificar as melhores práticas realizadas em cada um dos municípios que aderirem, e isso torna a Gestão da Educação Básica mais “eficiente, envolvendo as pessoas nos processos”.

“Este mapeamento vai identificar os melhores casos para que os municípios possam implementar o sistema na Secretaria de Educação, escolas, creches, visando aproveitar os recursos da melhor forma possível, com um simples objetivo que é melhorar o que está sendo feito nas escolas e ajudar os gestores”, comentou o professor.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador