Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Durante visitas a instituições, Dra. Cristina constata descaso da Prefeitura de Goiânia com a saúde mental

por Guilherme Machado publicado 22/01/2020 09h28, última modificação 22/01/2020 09h28

A vereadora Dra. Cristina (PSDB), durante visita ao Ambulatório Municipal de Psiquiatria nesta terça-feira, 21, constatou que pacientes que buscam atendimento no local esperam até três anos para conseguirem a primeira consulta. A denúncia foi feita por uma paciente e confirmada pela direção da instituição. A explicação: o número de médicos psiquiatras do Ambulatório caiu de 20 para 8 nos últimos anos, o que dificulta a inclusão de novos pacientes. No local, também faltam medicamentos básicos. Anexo ao ambulatório, o Cuca Fresca, um centro de convivência que atende a todos que tiverem necessidade ou interesse, busca parcerias para desenvolver atividades, depois de quase extinto, após deixar o prédio original, no setor Sul.

Dra. Cristina, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia, também verificou de perto as dificuldades do Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, único destinado ao atendimento de emergência na capital. As dificuldades vão de falta de leitos até impossibilidade de lavar roupas. A diretora do Pronto Socorro, Fernanda Santana, contou que todos os dias leva roupas e sabão aos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) de Goiânia que aceitam emprestar a máquina de lavar. São quatro sacos por dia, mas nem sempre conseguem garantir que tudo seja lavado. Muitas roupas, segundo ela, vão para o lixo. A situação se prolonga por um ano, devido a um problema na fiação do prédio do Pronto Socorro, que é alugado. A proprietária alega que não tem condições para o reparo. “Se eu tivesse uma varinha de condão, resolveria imediatamente dois problemas aqui: a lavanderia e o pátio para os pacientes”, disse Fernanda. De acordo com ela, as atividades de lazer estão comprometidas, porque o pátio não tem cobertura.

Durante esta semana, Dra. Cristina ainda visitará os CAPs Girassol (Setor Oeste), AD Casa (Setor Sul), Vida (Marista), Noroeste (Vila Mutirão) e Esperança (Jardim Petrópolis). As visitas fazem parte da campanha Janeiro Branco, instituída em Goiânia por meio de lei de autoria da vereadora e que busca a conscientização da população a respeito de doenças e transtornos mentais e da importância de um serviço de saúde mental público de qualidade.

Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora