Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dra. Cristina visita Centros de Atendimento Psicossocial de Goiânia

Dra. Cristina visita Centros de Atendimento Psicossocial de Goiânia

por Guilherme Machado publicado 21/01/2020 09h22, última modificação 21/01/2020 09h22

Dra. Cristina (PSDB) visitou nesta segunda-feira, 20, os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) do Novo Mundo e o Água Viva, no setor Negrão de Lima. A atividade faz parte da campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre doenças e transtornos mentais e emocionais, instituída em Goiânia por meio de lei de autoria da vereadora. No CAPs do Novo Mundo, as principais reclamações foram a demora na roçagem, que resulta em mato alto e favorece a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue. Além disso, a diretora Claudete Godói destacou que o material para a terapia não é enviado pela Prefeitura de Goiânia com regularidade, o que compromete algumas atividades.

No CAPs Água Viva, que atende pacientes de zero a 18 anos, a roçagem também é um problema. Já na entrada do prédio, o mato chega a dois metros de altura. O parque construído nos fundos já foi coberto pela vegetação e não é mais utilizado pelas crianças. As servidoras reclamam da alta demanda, já que o Água Viva é o único CAPs do município voltado para o atendimento de crianças. Por causa disso, tiveram que limitar a atuação a casos mais graves. A assistente social Rosa Maria lembra que já atenderam pacientes com déficit de atenção, o que atualmente não é possível, por falta de profissionais e horários. O foco são casos de tentativas de suicídio e de automutilação. “Temos que trabalhar com toda a família em muitos casos, o que torna impossível abrir o CAPs para problemas como hiperatividade. Há crianças que já desistiram da vida. Muitas vezes, nós precisamos de auxílio para lidar com tanta dor”, explica.

Outro problema enfrentado por profissionais e pacientes do Água Viva é a insegurança. O CAPs já foi assaltado oito vezes nos últimos anos. Nesta terça-feira, a vereadora Dra. Cristina visitará, a partir das 9 horas, o Ambulatório Municipal de Psiquiatria e o Pronto Socorro psiquiátrico Wassily Chuc.

Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora