Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Nesta terça, Dra. Cristina promove audiência pública para discutir situação do Hospital Araújo Jorge e possível paralisação

por Guilherme Machado publicado 21/10/2019 16h05, última modificação 21/10/2019 16h05

A vereadora Dra. Cristina (PSDB) promove nesta terça-feira, 22, às 14 horas, no auditório Carlos Eurico, da Câmara Municipal de Goiânia, audiência pública com o tema “Novo Processo de Auditoria da SMS no Hospital Araújo Jorge”. A proposta surgiu após recebimento de carta da instituição, que reclama do aumento do número de 25% de pacientes com câncer em estágio avançado, que resultam em morte. Segundo o hospital, a Prefeitura de Goiânia não realiza campanhas de prevenção, nem estimulou os exames de prevenção secundária. O município teria também diminuído os valores pagos como complemento para a realização de exames de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os gestores do hospital destacam que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, em setembro de 2018, um processo de bloqueio nas contas cirúrgicas, utilizando-se de argumentos absurdos e de baixo respaldo técnico.

Além disso, em janeiro deste ano, afirmam os gestores, a SMS devolveu grande quantidade de guias cirúrgicas, informando via telefone, sem qualquer documento formal, que, a partir de então, havia mudado a forma de se solicitar a guia de cirurgia de alta complexidade, devendo acrescentar exames complementares que justificassem o pedido. “Esta mudança veio acompanhada de outra, não menos nefasta e irresponsável, que foi a mudança do fluxo do paciente do interior que precisa de cirurgia de alta complexidade. A Secretaria de Saúde de Goiânia, ao invés de nos repassar as guias de cirurgia do paciente do interior, como era realizado, passou a devolver, após autorização, estas guias para os municípios do interior, aumentando a distância e o tempo de espera”, enfatizam.

O Hospital, de acordo com os gestores, informou os problemas à SMS e pediu mudanças, que teriam sido negadas pela titular da pasta, Fátima Mrué. “Para o paciente, o resultado foi desastroso; muitos perderam valioso tempo, progrediram em suas doenças, perderam oportunidade de se tratar, de serem submetidos a tratamentos menos agressivos e, consequentemente, sofreram sequelas maiores.” O caso foi denunciado por pacientes ao Ministério Público, mas nada foi solucionado até o momento. Em recente reunião com a SMS, o Hospital Araújo Jorge foi informado de resultado preliminar de auditoria operativa em suas contas cirúrgicas de 2018. Foram apresentados números de inconformidades de quase 50%, de um universo de mais de 1.050 contas. De acordo com o Hospital, os cirurgiões oncológicos não receberam os pagamentos dos procedimentos cirúrgicos realizados em outubro de 2016. “Como os problemas persistemnova assembleia do corpo clínico de cirurgiões decidiu por movimento de paralisação, o que está programado para o dia 23 de outubro”, destacam os gestores.

Participarão da audiência pública, além dos pacientes, o diretor técnico do Hospital Araújo Jorge, Roberto Cesar Fernandes; a diretora clínica, Luana Gomes Alves; e a secretária de Saúde, Fátima Mrué. O prefeito Iris Rezende também foi convidado, assim como o Ministério Público Estadual.

Serviço: Audiência pública sobre situação do Araújo Jorge e possível interrupção de atividades

Data e horário: 22/10 (terça-feira), às 14h

Local: Auditório Carlos Eurico, Câmara Municipal de Goiânia