Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado em audiência pública

Dia Nacional do Patrimônio Histórico é lembrado em audiência pública

por Da Redação publicado 17/08/2021 18h10, última modificação 18/08/2021 10h58

Foi realizada nessa terça-feira, 17, audiência pública sobre o Patrimônio Art Déco de Goiânia. Presidida pela vereadora Aava Santiago (PSDB), o evento contou com a participação de arquitetos, urbanistas, profesores universitários, pesquisadores, agentes públicos e parlamentares. O encontro celebrou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e marcou o lançamento do Goiânia Art Déco.

Representando o prefeito Rogério Cruz, compareceu a superintendente de Planejamento Urbano e Gestão Sustentável, dra Carolina Pereira. Ela assegurou que o prefeito tem tido um olhar cuidadoso sobre o patrimônio e que a Secretaria de Planejamento tem ouvido órgãos da Cultura. "Propusemos que seja feita, em lei específica, os parâmetros urbanísticos específicos para a área do bem tombado, que sejam instituídos os instrumentos do Estatuto da Cidade que preservam o patrimônio histórico", informou.

O produtor cultural, Guto Lemes, idealizador do Festival Goiânia Art Déco, garantiu que não há a possibilidade de realização do Festival, que é o único da América do Sul, sem o aporte financeiro adequado. "Seria uma oportunidade de alavancar o turismo de Goiás", disse. E o professor universitário, Ricardo Ramos, reforçou que essa data é para reflexão e cobrança. "O grau de pertencimento do goiano com a sua cidade é fundamental para a gente não permitir que o descaso aconteça. Não podemos negar a nossa história. Vamos cuidar do nosso patrimônio", contou.

A professora da Universidade Federal de Goiás, Izabela Maria Tamazo, que também é membro do Fórum Estadual em Defesa do Patrimônio Cultural, conclamou aos agentes públicos, aos movimentos sociais, aos pesquisadores dos patrimônios, às universidades para refletirem sobre as narrativas dos espaços públicos de Goiânia. "Patrimônios são processos sociais, estão em constante movimento e refletem o jogo de poder dos envolvidos. Que história estamos contando e queremos contar", questionou.

O secretário de Cultura, Zander Fábio, apresentou que há cerca de imóveis, em Goiânia, que são patrimônio público, 30 tombados. "Goiânia é uma cidade que pulsa cultura. Ademir Luis, presidente da União Brasileira dos Escritores em Goiás, garantiu que a entidade tem feito a difusão e a preservação da cultura, que o patrimônio histórico faz parte dessa missão e solicitou a transformação do prêmio Hugo de Carvalho Ramos em um nacional.

Vereador Mauro Rubem (PT) garantiu que "conversar sobre o patrimônio é algo que engrandece a Câmara Municipal de Goiânia. Nós, goianos, temos muito a preservar". Aava Santiago (PSDB) agradeceu a participação e a generosidade de todos em compartilhar. (Texto de Michelle Lemes)