Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CRIADA COMENDA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DOM TOMÁS BALDUÍNO

CRIADA COMENDA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DOM TOMÁS BALDUÍNO

por lucas-ff — publicado 08/03/2016 14h15, última modificação 20/04/2016 08h15
O projeto aprovado é de autoria dos vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.

Sob a presidência da vereadora Cristina Lopes( PSDB), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia instituiu a Comenda de Ordem de Mérito em Destaque aos Direitos Humanos e Cidadania “Dom Tomás Balduíno”. Em segunda e última votação, o projeto de resolução foi aprovado hoje e teve a assinatura dos demais membros da comissão, os vereadores Tayrone Di Martino( PSDB), Elias Vaz( PSB), Rogério Cruz(PRB), Paulo Borges( do PMDB) e Zander Fábio(PSL).

Pelo projeto, a homenagem será concedida a pessoas físicas e jurídicas que mais se destacaram na efetiva atuação e proteção dos direitos humanos e cidadania, contribuindo para o desenvolvimento de Goiânia e atuando na melhoria da qualidade de vida da população goianiense.

Os homenageados serão condecorados de acordo com as seguintes categorias: Educação em Direitos Humanos; Mídia e Direitos Humanos; Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua; Enfrentamento à Violência; Enfrentamento à Tortura e ao Tráfico de Seres Humanos; Direito à Memória e à Verdade; Promoção da Luta Contra o Racismo; Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa; Garantia das Pessoas com Deficiência e Diversidade Religiosa.

Dom Tomás Balduíno

A comenda aprovada presta homenagem póstuma a Dom Tomás Balduíno, que foi bispo emérito da Cidade de Goiás e fundador da Comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica. Morreu aos 91 anos no mês de maio de 2014. Ele ficou conhecido em todo o país como defensor incansável de causas populares, especialmente de trabalhadores rurais sem-terra e de populações indígenas. Natural de Posse, no norte goiano, em 2006 recebeu da Universidade Católica de Goiás, o título de Doutor Honoris Causa, devido ao seu comprometimento com a luta pelas pessoas mais carentes.
(Jô Almeida)