Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Conselho de Arquitetura e Urbanismo aponta deficiências do novo Plano Diretor de Goiânia

por Guilherme Machado publicado 09/09/2019 15h23, última modificação 09/09/2019 15h23

Em audiência pública nesta sexta-feira, 6, no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Goiás, a vereadora Dra. Cristina (PSDB), relatora do Plano Diretor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia, ouviu a análise dos arquitetos do órgão e suas sugestões para aprimorar o projeto. A doutora em Arquitetura e Urbanismo e pós-doutora em História Urbana pela Universidade de Brasília (UnB), Anamaria Diniz, criticou o prazo estabelecido para a redação do relatório: 15 dias. De acordo com ela, o tempo é insuficiente para analisar um projeto tão extenso (são quase 2 mil páginas, em 15 volumes). A arquiteta destacou também que o novo Plano Diretor enviado à Câmara pela Prefeitura de Goiânia não é focado nas pessoas, mas nas edificações. “Quando se fala em gestão urbana, não vejo regiões administrativas, nem subprefeituras. Essa descentralização é fundamental para melhorar o atendimento à população e foi uma das promessas de Iris Rezende ainda em seu primeiro mandato”, explica.

A também arquiteta Marta Horta foi uma das representantes da prefeitura na audiência. Segundo ela, houve chamamento da população para debater o Plano Diretor, além da participação de vereadores (Sabrina Garcêz, Anselmo Pereira, Cabo Sena, Jair Diamantino e Welington Peixoto). “Nós acreditamos que eles passariam as informações para os demais parlamentares. Fizemos nossa lição de casa”, afirma. Além da vereadora Dra. Cristina, Priscila Tejota (PSD) esteve presente à reunião e, assim como a relatora, explicou que os detalhes da elaboração do projeto não chegaram à Câmara.

Outros pontos debatidos durante a audiência foram a permeabilidade do solo do município, para evitar futuros alagamentos, com implantação de alternativas sustentáveis para a drenagem pluvial em estacionamentos abertos, e a construção de um Plano Diretor Metropolitano, para tratar assuntos que envolvem municípios vizinhos, como transporte coletivo e expansão urbana. O CAU se comprometeu a auxiliar a relatora Dra. Cristina em quaisquer dúvidas e ela se manifestou aberta a sugestões de emendas. Para a vereadora, a audiência foi importante para esclarecer pontos técnicos do projeto. “Sou focada, disciplinada e quero fazer o melhor por Goiânia. Por isso, tentarei obedecer o prazo estabelecido para finalizar o relatório, mas, se perceber que isso comprometerá meu trabalho, devo solicitar mais tempo”, diz. Ainda nesta sexta-feira, outra audiência pública foi realizada na Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, com os moradores do setor Recanto das Minas Gerais, região Leste de Goiânia.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora Doutora Cristina