Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Direitos Humanos constata situação precária da Casa da Acolhida

Comissão de Direitos Humanos constata situação precária da Casa da Acolhida

por Guilherme Machado publicado 03/05/2019 17h41, última modificação 03/05/2019 17h41

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pela vereadora Dra. Cristina (PSDB), esteve na Casa da Acolhida nesta sexta-feira, 3, para verificar as condições oferecidas às pessoas em situação de rua que buscam abrigo no local. A coordenadora do período diurno, Olívia Braga, destacou a quantidade de funcionários como um dos principais problemas. Atualmente, são 23, mas já foram mais de cem. Faltam, por exemplo, funcionários para fazer a limpeza da casa, que, em alguns corredores, tem forte cheiro de urina. Também não há enfermeiros no período diurno. Eles atendem somente à noite e apenas fornecendo medicamentos; não fazem sequer curativos mais.

Os abrigados afirmam que o atendimento é bom, porém rigoroso. Há horário para entrar e sair e quem não se adequa às regras acaba não voltando. No mesmo ambiente, são encontradas pessoas em situação de rua saudáveis, outros com doenças mentais e usuários de drogas. Segundo a coordenadora, o motorista pode levar os que sofrem de algum transtorno ao médico, mas a maioria não aceita. Vivem na Casa da Acolhida atualmente 88 homens e 13 mulheres.

A estrutura física também tem problemas. O prédio tem infiltrações e quase todas as janelas dos quartos estão quebradas, com vidros pendurados e que podem ser como arma. Muitos abrigados preferem dormir no chão, porque as camas estão com percevejos. A vereadora Dra. Cristina encaminhará relatório à Prefeitura de Goiânia e à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), elencando as principais necessidades do local.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora Doutora Cristina

Mídias Sociais
Plano Diretor
Concurso Público 2018

Concurso

Ouvidoria da Mulher
Canal do Cidadão - E SIC

Mídias Sociais
Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Prevenção é o melhor caminho
Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

Acesso a Informação

Acesso a informação

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia