Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Enel ouve depoimentos sobre denúncias de má prestação de serviço e relações de trabalho precárias

por Da Redação publicado 31/08/2021 17h15, última modificação 31/08/2021 18h15

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na prestação de serviço de energia elétrica pela Enel na capital se reuniu, nessa terça-feira, 31, para ouvir os depoimentos do advogado do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsep/GO), Welton Marden Almeida, e o presidente da Associação de Chacareiros do Conjunto Vera Cruz , Genésio de Fátima Pereira.

A Comissão apurou denúncias sobre relações trabalhistas entre a Enel, empresas terceirizadas e colaboradores. O presidente da Associação do Vera Cruz pontuou a má prestação de serviços na região. "Estou aqui representando os moradores e solicitando que a nossa energia seja de qualidade, além de outras demandas, como o alinhamento de postes e iluminação nas áreas já regularizadas e a troca de lâmpadas queimadas", assinalou. Para ele, é impossível a Enel apresentar um aumento no custo da energia para os moradores sem oferecer uma prestação de serviço de qualidade.

Já o advogado Welton Marden aproveitou para reforçar que a CEI da Enel da Casa, presidida pelo vereador petista Mauro Rubem, tem ouvido o povo goiano e sabe como está péssima a prestação de serviço da Enel. "A Enel hoje conseguiu unificar o povo goiano quando defende sua prestação de serviço. Além disso, a privatização a preço de banana causou muitos prejuízos a famílias de trabalhadores goianos. A empresa tinha aproximadamente 3 mil funcionários. Chegou a demitir 800. E começou a priorizar a contratação com empresas terceirizadas, que coisificam o trabalhador e precarizam as relações de trabalho", apresentou aos vereadores membros da Comissão.

Iniciada em meados de maio, nos 45 dias de trabalho, a CEI fez diligência em busca de informações nos órgãos de proteção ao consumidor de reclamações e denúncias , ouviu representantes dos Procons Municipal e Estadual, de representantes de bairros, associações e sindicatos, e, ainda, coletou documentos sobre prejuízos, acidentes e mortes, além de outras situações ocasionadas pela má prestação de serviço de energia elétrica.

Nesta nova etapa, restando mais dias - podendo ser prorrogada - , a CEI irá afunilar a investigação sobre o cumprimento do plano de metas, estabelecido no contrato da Enel, quando assumiu o serviço no lugar da Celg, conforme revelou os representantes da Agência Goiana de Regulação do Estado (AGR), em depoimento na comissão.

O vereador Mauro Rubem (PT), presidente da CEI, esclareceu que os membros irão ouvir, ainda, os professores de universidades para a discussão sobre a formação de preços por parte da Enel. Ele convidou a população para participar da próxima oitiva no dia, às horas.(Texto de Michelle Lemes)