Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova projeto de lei que torna Goiânia capital nacional da música sertaneja

CCJ aprova projeto de lei que torna Goiânia capital nacional da música sertaneja

por Guilherme Machado publicado 24/11/2021 13h40, última modificação 24/11/2021 13h42
CCJ aprova projeto de lei que torna Goiânia capital nacional da música sertaneja

Foto: TV Câmara

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei nº 228/2021, de autoria do vereador Willian Veloso (PL), dá o título a Goiânia de “Capital Nacional da Música Sertaneja”. 

Ao longo do último mês, desde quando começou a tramitar na comissão, o projeto foi retirado de pauta três vezes pelo autor e sofreu dois pedidos de vista. O principal questionamento ao projeto é o favorecimento que ele poderia dar a um estilo musical em detrimento de outros que também são fortes na cidade. 

A aprovação de hoje contou com votos contrários de Marlon Teixeira (Cidadania) e Mauro Rubem (PT). Eles foram procurados por representantes do setor de cultura da capital, que se manifestaram contra o projeto. “Hoje, temos um cenário forte de música eletrônica, de rock alternativo, MPB, rap, hip-hop e música orquestrada. Portanto, Goiânia é muito rica musicalmente. Os artistas desses outros estilos não se sentem reconhecidos com esse projeto. Minha propositura, que está tramitando na Câmara, é tornar Goiânia na capital de diversidade musical”, disse Marlon. 

O diretor do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, Edmar Carneiro, acompanhou a votação na CCJ e opinou ser contrário ao projeto. “Goiânia expressa uma riqueza cultural muito além da música sertaneja. Eu acredito que, quando um projeto limita nossa capital, tão rica na diversidade cultural, e fecha apenas num segmento, fecham-se negócios.” 

O autor do projeto defendeu seu projeto dizendo que ele tem o apoio da população, o que foi verificado por meio de pesquisas feitas por redes sociais e presencialmente por meio de abaixo-assinado. “Esse projeto não desmerece nenhum outro gênero musical. Ele atende o desejo da maioria população que gosta de música sertaneja, conforme prova as pesquisas, mas não pretere os outros estilos musicais”, afirmou.