Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara lança expedição pelo Rio Meia Ponte

Câmara lança expedição pelo Rio Meia Ponte

por Edição de notícias publicado 13/03/2023 16h50, última modificação 13/03/2023 17h02
Grupo de trabalho criará "Carta das Águas do Meia Ponte", documento para nortear ações de gestores públicos em relação à preservação e ao uso adequado do rio

Por iniciativa da vereadora Kátia Maria (PT), a Câmara Municipal de Goiânia lançou, nesta segunda-feira (13), a primeira expedição pelo Rio Meia Ponte. Em parceria com órgãos e entidades como Saneago, UFG, IFG, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Centro de Zoonoses, a expedição fará diagnóstico da atual situação do rio, nos limites de Goiânia. A partir disso, o grupo criará a "Carta das Águas do Meia Ponte" – documento para nortear ações de gestores públicos em relação à preservação e ao uso adequado do curso d'água –, com divulgação prevista para 5 de maio.

“A expedição não tem caráter punitivo ou fiscalizador, mas sim de diagnosticar condições do mais importante rio da Região Metropolitana de Goiânia”, explica Kátia Maria, coordenadora da iniciativa.

Entre 22 (Dia da Água) e 27 de março, pesquisadores percorrerão 40 quilômetros de extensão do rio no perímetro urbano de Goiânia, com início na Região Noroeste até o Parque Atheneu, na Região Leste. Duas equipes realizarão a atividade: uma por terra e outra embarcada, descendo o rio, para observar e identificar pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e de esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens, qualidade da água e condições da fauna e da flora.

Importância do Meia Ponte

A Bacia Hidrográfica do Meia Ponte representa mais da metade da água captada para abastecer a população da Região Metropolitana de Goiânia. “É um rio de extrema importância e que cumpre função estratégica do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Infelizmente, ao atravessar Goiânia, enfrenta problemas de poluição e de degradação”, afirma a reitora da UFG e parceira na expedição, Angelita Pereira de Lima.

Para Kátia Maria, a Câmara – em cumprimento à sua função fiscalizadora – precisa “cobrar das autoridades competentes a segurança da água que abastece domicílios de Goiânia e região”. Segundo a vereadora, o documento final também orientará o trabalho do Legislativo na elaboração de leis para preservação e para melhoria das condições do rio. “Salvar o Meia Ponte é questão de sobrevivência da população goianiense e da Região Metropolitana”, conclui.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora