Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara homenageia Iris Rezende Machado

Câmara homenageia Iris Rezende Machado

por Michelle Lemes publicado 17/12/2020 13h55, última modificação 17/12/2020 16h14

Foi realizada nesta quinta-feira, 17, homenagem ao prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, no plenário da Câmara e sob a presidência do vereador Romário Policarpo, que o considera o maior líder político do Brasil. “O senhor é o responsável por todas as lideranças políticas goianas que surgiram nos últimos 60 anos. Tem fundamental importância na minha vida como político e como servidor público e fez com que Goiás se tornasse respeitado nacionalmente”, afirmou.

O evento, proposto pelo vereador emedebista Clécio Alves, contou com a presença da maioria dos parlamentares. Tiãozinho Porto, Welington Peixoto e Oseias Varão entregaram ao prefeito placa de homenagem e se sentiram honrados em fazer parte da trajetória pública de Iris Rezende.

Para Andrey Azeredo, que falou em nome dos membros do legislativo goianiense, o prefeito Iris é acima de tudo uma referência para as próximas gerações. “Que o senhor leve desta Casa, de todos nós, vereadores, que findamos juntos essa legislatura e esse mandato no próximo dia 31, um grande abraço, um grande carinho e, acima de tudo, um muito obrigado por ser de fato essa referência para todos nós. O senhor que deixa, por vontade própria, a vida pública político-partidária, mas estará sempre eternizado em nossa memória e em nosso coração”

O prefeito, que completou 62 anos de vida pública, assegurou estar profundamente emocionado com a homenagem. “Não tenho palavras suficientes para traduzir a profunda emoção que se passa nesse momento. Ninguém tem ideia do quanto estou agradecido. Foi aqui onde eu iniciei a minha vida pública, em 1958”, ressaltou.

Participaram da mesa o procurador Brenno Kelvys Souza Marques; o presidente da Associação de Oficiais da Reserva do Exército de Goiânia, grão mestre da Ordem Rubens Kirsteim Júnior; o secretário de governo, Paulo Ortegal; o secretário particular do prefeito, Wilson Júnior.

Currículo

Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Tem 85 anos. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, Iris elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história (a maior em números absolutos naquela época). Na Câmara, Iris presidiu a Casa. Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964.

Em 1965, aos 31 anos, Iris Rezende derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Formado em direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, Iris passou a advogar. Até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD). Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, Iris foi um dos fundadores do MDB em Goiás, partido que abrigava os oposicionistas ao golpe de 1964. Depois, ajudou a criar o PMDB, onde permanece até hoje.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos.

Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Um ano depois, em 1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás. Iris venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República. Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Iris Rezende assumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.