Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara entrega Moção de Apoio à UFG

Câmara entrega Moção de Apoio à UFG

por barbara-fc — publicado 19/09/2019 12h50, última modificação 19/09/2019 15h26
Câmara entrega Moção de Apoio à UFG

Foto: Raul Carvalho

A Câmara Municipal de Goiânia suspendeu a sessão desta quinta-feira, 19, para realizar uma Moção de Apoio à Universidade Federal de Goiás (UFG), numa iniciativa dos vereadores, Anselmo Pereira (PSDB), e Álvaro da Universo (PV).

Todos estes cortes que estão acontecendo são um desestimulo para que a universidade possa promover pesquisas, seus programas estão sendo cortados lamentavelmente e não é isso que nos de Goiânia queremos para a Universidade Federal de Goiás, que é uma das maiores parceiras para o desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade. Hoje, trouxemos aqui o magnífico reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, para que ele faça uma manifestação com todo corpo docente, de que medidas como essa podem trazer grande prejuízo diante da grandeza do que a universidade tem feito em termos de pesquisas e processos educacionais para o futuro desse país,” justificou o vereador Anselmo.

O Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, ressaltou o orgulho e satisfação da instituição em ser reconhecida pela Casa de Leis. “Esse reconhecimento mostra a importância da Universidade Federal de Goiás. A importância na formação de profissionais, na pesquisa, na extensão e na assistência a população. Nos teremos em breve um dos maiores hospitais do Centro-Oeste, que é o hospital da UFG, o Hospital das Clínicas, então é um reconhecimento a tudo isso que a universidade oferece para Goiânia, Goiás e para o Brasil. Sermos reconhecidos por isso em um momento onde algumas pessoas, inclusive alguns interlocutores tentam desqualificar a instituição é fundamental para a gente.”

Com relação a questão orçamentária, Edward revelou que a situação é dramática. “Desde abril quando foram anunciados os bloqueios dos recursos a gente tem anunciado que nosso horizonte de funcionamento, nosso fôlego iria até agora, o mês de setembro. Já estamos no mês de setembro e até agora não temos uma posição concreta, um movimento concreto do governo no sentido de desbloquear. Estamos aguardando o que ouvimos ontem de alguns interlocutores, que na semana que vem haverá um desbloqueio de recursos que é o que nos daria mais fôlego para continuar funcionando. E sempre bom que as pessoas saibam da gravidade que isso representa. Talvez a parte mais explícita disso, seja a paralisação de atividades e ai são milhões de alunos no Brasil, na UFG são trinta mil na graduação, dez mil nas pôs graduações que serão diretamente afetadas, mas além disto, a quantidade de pesquisas e de serviços da universidade que serão comprometidos com prejuízos incalculáveis. Esperamos que o governo tenha a sensatez de reverter isso nos próximos dias,” complementou.

O vereador Paulo Magalhães (PSD), sugeriu que seja criada uma comissão de vereadores para que os mesmos possam ir até Brasília, solicitar a bancada goiana de senadores e deputados a defesa da Universidade Federal de Goiás. Edward, convidou os vereadores para uma sessão na UFG, seguida de uma visita as instalações, Hospital das Clínicas e laboratórios de pesquisa da universidade, para que os parlamentares possam conhecer melhor a instituição.