Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CÂMARA DEBATE CRIAÇÃO DE ECOPONTOS EM GOIÂNIA NESTA QUINTA

CÂMARA DEBATE CRIAÇÃO DE ECOPONTOS EM GOIÂNIA NESTA QUINTA

por lucas-ff — publicado 20/01/2016 10h55, última modificação 13/05/2016 11h37

A proposta de criação por parte da prefeitura de espaços para descarte de entulho, pneus e restos de poda de árvores em áreas públicas de Goiânia, chamados ecopontos, vai ser debatida em uma audiência pública na Câmara Municipal. O encontro será amanhã (21), às 8h30, na sala de reuniões das comissões. A iniciativa é dos vereadores Doutora Cristina Lopes (PSDB) e Djalma Araújo (Rede).

Para a audiência, foram convidados moradores de setores onde devem ser implantados os ecopontos e representantes da Prefeitura que estão elaborando o projeto. A Agência Municipal de Meio Ambiente estuda criar de 12 a 14 espaços para descarte desse tipo de rejeito em Goiânia, a um raio de cinco quilômetros um do outro. Com isso, a expectativa é evitar que lotes baldios sejam tomados pela sujeira e oferecer à população condições de descarte, sem o gasto com aluguel de caçambas, que é hoje a forma mais adequada de se eliminar esse tipo de lixo. Segundo a assessoria de comunicação da Comurg, as áreas que vão abrigar os ecopontos serão isoladas e terão estrutura para a população descartar separadamente entulhos, pneus e vegetação. Desses locais, operários da prefeitura irão transportar o material até o aterro sanitário.

Vizinhos das áreas públicas são contrários à implantação dos espaços para recolhimento de rejeitos, como no caso da Vila Alpes. Lá, o primeiro ecoponto da cidade deve ocupar mil e 200 metros quadrados de uma área pública de 3 mil metros quadrados. A vizinhança teme os impactos causados no trânsito e também para a saúde da população. (com informações da assessoria da vereadora Doutora Cristina Lopes)

(Guilherme Machado)