Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia retoma Sessões Ordinárias nesta quarta-feira (1º)

Câmara de Goiânia retoma Sessões Ordinárias nesta quarta-feira (1º)

por Edição de notícias publicado 01/02/2023 09h45, última modificação 01/02/2023 14h04
Plenário inicia ano legislativo de 2023 com posses de Denício Trindade (MDB) e de Kátia Maria (PT), além de projetos de iniciativa parlamentar na pauta

A Câmara Municipal de Goiânia inicia, nesta quarta-feira (1º), o ano legislativo de 2023, com posse de vereadores e projetos de iniciativa parlamentar na pauta do Plenário. Logo após abertura da 126ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), recebe pedidos de renúncia de Clécio Alves (MDB) e Mauro Rubem (PT) e, em seguida, efetiva os suplentes Denício Trindade (MDB) e Kátia Maria (PT) no colegiado.

Clécio Alves e Mauro Rubem foram eleitos deputados estaduais no pleito de 2 de outubro do ano passado. Eles tomam posse na Assembleia Legislativa de Goiás, também nesta quarta-feira, quando começa a nova legislatura da Casa. Em razão das renúncias e da efetivação dos novos ocupantes das cadeiras no parlamento municipal, o Plenário da Câmara de Goiânia definirá, nos próximos dias, vereadores substitutos na Mesa Diretora e nas Comissões.

O republicano é o 1º vice-presidente da Casa e preside a Comissão de Finanças e Orçamento. O petista comanda a Comissão de Saúde e é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A eleição do novo 1º vice-presidente tem de ser realizada em sessão convocada com 48 horas de antecedência. Já substitutos nas comissões podem ser definidos por meio de acerto entre bancadas dos partidos, sem necessidade de realização de sessão específica.

Após renúncia e posse dos vereadores, o Plenário pode passar à pauta da Ordem do Dia, que, nesta quarta-feira, contém apenas matérias de iniciativa dos próprios vereadores. A pauta prévia também contem dez requerimentos, todos solicitando autorização da Mesa Diretora e do Plenário para realização de Sessões Especiais no decorrer da legislatura.