Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia define primeira fase da tramitação da revisão do Código Tributário Municipal

Câmara de Goiânia define primeira fase da tramitação da revisão do Código Tributário Municipal

por Da Redação publicado 13/09/2021 13h35, última modificação 13/09/2021 13h42

A Câmara de Goiânia definiu nesta segunda-feira (13/9) a primeira fase da tramitação do Projeto de Lei Complementar do Código Tributário Municipal. O vereador Bruno Diniz (PRTB) foi designado relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), primeira etapa de discussão e votação da proposta apresentada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na última quarta-feira (8/9) ao Poder Legislativo da capital.

O cronograma foi definido pelo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), e pelo presidente da CCJ, Henrique Alves (MDB), com os vereadores e líderes de partidos na Casa. Na quarta-feira (15), a CCJ realiza, às 14h, Audiência Pública, presencial e remota, no Plenário do Legislativo, para discutir o PLC com a comunidade.

No esforço concentrado para aprovar o novo Código Tributário até dia 29 de setembro – conforme meta pactuada entre Executivo e Legislativo –, a CCJ agendou para as 8 horas desta quinta-feira (16) Sessão Extraordinária para apreciar o relatório do vereador Bruno Diniz. Caso aprovado, o texto do PLC segue para apreciação, em primeira votação, em Sessão Extraordinária do Plenário, programada para sexta-feira (17).

A Câmara de Goiânia e a Prefeitura também instalaram na manhã desta segunda-feira (13/9) o Grupo de Trabalho do projeto do Código Tributário. Formado por técnicos da Secretaria de Finanças (Sefin), o grupo vai prestar apoio técnico aos vereadores e às comissões durante a tramitação da matéria no Legislativo.

O corpo técnico da pasta é formado por auditores e servidores para receber os vereadores e assessores para discutir e esclarecer eventuais dúvidas referentes à atualização da proposta de Código Tributário.

Na manhã da última quarta-feira (8/9), o presidente Romário Policarpo e vereadores receberam do prefeito Rogério Cruz a proposta de Lei Complementar do Código Tributário.

Ao entregar o projeto, o prefeito afirmou que o objetivo da reforma tributária municipal é "atualizar o sistema de impostos da capital com foco na justiça social". O texto da Lei Complementar do Código Tributário Municipal foi lido já na Sessão Plenária de quarta-feira (8/9) e remetido para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Após apreciado na CCJ, o projeto segue para primeira votação em Plenário, vai para a Comissão Mista e retorna ao Plenário para segunda e última votação. O presidente Romário Policarpo disse que a meta é aprovar a nova legislação até o próximo dia 29 de setembro.

Primeira fase de votação do PLC do Código Tributário – Cronograma estabelecido nesta segunda-feira, 13 de setembro:

Quarta-feira, 15 de setembro
Audiência Pública presencial e remota da CCJ
Horário: 14 horas
Local: Plenário da Câmara de Goiânia

Quinta-feira, 16 de setembro
Reunião Extraordinária da CCJ para apreciação do relatório do PLC do Código Tributário

Sexta-feira, 17 de setembro
Sessão Extraordinária do Plenário da Câmara de Goiânia para apreciação do PLC do Código Tributário

Segunda fase de apreciação – Cronograma a ser definido:
Apreciação pela Comissão Mista
Audiência Pública na Comissão Mista
Segunda e última votação em Plenário
Envio do Autógrafo de Lei do PLC do Código Tributário para o Executivo (meta: 29 de setembro)