Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência pública vai debater saúde mental de crianças e adolescentes nesta sexta-feira (1º)

Audiência pública vai debater saúde mental de crianças e adolescentes nesta sexta-feira (1º)

por Da Redação publicado 30/06/2022 14h45, última modificação 30/06/2022 16h19
Vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) convidou instituições públicas e privadas para discutir tema na Câmara de Goiânia

“Como anda a saúde mental de nossas crianças e jovens?" será o tema abordado em audiência pública promovida pela vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), nesta sexta-feira (1º), às 14 horas, na Câmara de Goiânia.

A parlamentar vem fazendo importante alerta no Legislativo municipal sobre saúde mental de crianças e adolescentes, desde abril deste ano, quando apresentou projeto de lei para instituir a Política Municipal de Prevenção da Automutilação em Jovens de Goiânia. Ela também convidou vereadores para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dos Adolescentes.

Sabrina conta que já percebia fragilidade dos jovens, ao ler notícias esporádicas, mas que o alerta acendeu a partir da divulgação dos casos de uma escola, no interior de São Paulo, em que adolescentes apareceram com sinais de automutilação por lâminas de apontador de lápis; e de outra, no Recife, onde estudantes tiveram crise de ansiedade coletiva em dia de prova. Estudo feito em 2021, no estado de São Paulo, mostrou que 69% dos estudantes avaliados relataram sintomas de depressão e ansiedade.

De acordo com a vereadora, especialistas em saúde mental apontam que a pandemia pode ter funcionado como gatilho para que sofrimentos dos jovens aumentassem. “Os profissionais da Educação são testemunhas diárias de situações semelhantes da fragilidade emocional de muitos dos nossos jovens e adolescentes em todos os lugares”, afirmou.

Para a parlamentar, é preciso união de entidades da saúde, educação e assistência social – públicas e privadas – para abordar o tema que, muitas vezes, fica escondido atrás das portas das casas e nas escolas. “Não temos respostas prontas, mas devemos enfrentar esse debate e encontrar ajuda de especialistas. Não podemos continuar perdendo nossos jovens para depressão e automutilação. Precisamos salvar nossos jovens que tanto necessitam de ajuda”, disse.

Para a audiência pública, foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Humano e de Direitos Humanos; dos Conselhos Regionais de Psicologia e de Enfermagem; dos Conselhos Municipais de Direitos da Infância e da Juventude; do Ministério Público da Infância, da Juventude e Educação; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); de universidades; entre outras instituições.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora