Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova fornecimento de óculos e exames de acuidade visual para filhos de trabalhadores da Comurg

por Michelle Lemes publicado 22/06/2022 10h50, última modificação 23/06/2022 11h04
De autoria do vereador Clécio Alves (Republicanos)), projeto prevê que logística de realização dos exames caberá à Secretaria Municipal de Saúde

A Câmara de Goiânia aprovou, em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (22), o projeto de lei 261/2021, que propõe programa de avaliação oftalmológica para filhos de trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). De autoria do vice-presidente da Casa, vereador Clécio Alves (Republicanos), a proposta prevê fornecimento de óculos, além da realização de exames de acuidade visual e de avaliação de resultados. “A ideia é garantir saúde visual aos filhos desses importantes trabalhadores, a fim de incentivá-los também nos estudos. Nossa intenção é de que avaliações sejam feitas no início de cada ano, como forma de reduzir inclusive a evasão escolar”, destaca o parlamentar.

Segundo a matéria, o objetivo é de que o Poder Executivo estabeleça parcerias com os Governos Federal e Estadual e/ou com a iniciativa privada para fornecimento de óculos e lentes ao programa. “Toda a logística de realização dos exames caberá à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará meios adequados ao atendimento dos filhos de trabalhadores da Comurg”, explica Clécio.

Ainda de acordo com o projeto, exames deverão ser agendados pela direção da Comurg, em parceria com a SMS, que disponibilizará aos pais – trabalhadores da companhia – os devidos comprovantes de realização do exame de acuidade visual. Já em casos de doenças oftalmológicas de maior gravidade, a Secretaria disponibilizará acompanhamento médico e suporte necessários às crianças, com anuência dos pais. “A boa notícia é que todas as crianças avaliadas passarão por reavaliação anual, tudo em conformidade com orientação das autoridades de saúde”, afirma o autor da proposta.

Evasão escolar

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que o país tem de 25 a 30 mil crianças cegas, em decorrência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Além disso, 80% das crianças que possuem baixa visão nunca fizeram exame de vista. Entre problemas apresentados pelo não uso de óculos, estão estrabismo e ambliopia – esta última uma das principais causas de cegueira infantil.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador