Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado projeto de Léia Klebia contra alienação parental

Aprovado projeto de Léia Klebia contra alienação parental

por Heloiza Amaral publicado 11/02/2021 13h20, última modificação 11/02/2021 13h29
Aprovado projeto de Léia Klebia contra alienação parental

Foto: Marina Alice

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira, 11, em segunda votação, projeto de autoria da vereadora Léia Klebia (PSC) que institui políticas públicas voltadas para o combate à alienação parental em Goiânia (PL 048/2019). Segundo a vereadora, é importante conscientizar a população sobre os danos psicológicos causados pela alienação (seja de pais, avós ou responsáveis legais) à criança ou ao adolescente. De acordo com o projeto, devem ser realizadas ações como encontros, debates, palestras, seminários e eventos para que a população entenda a dimensão do prejuízo causado à formação dos jovens.

SAP – A Síndrome da Alienação Parental tem início quando um dos pais promove uma campanha contra o outro, com insultos injustificados ou exagerados. O genitor que sofre a alienação passa a ser visto como um estranho, que fará mal à criança, afirma a vereadora Léia Klebia. Para isso, o genitor que tem a guarda do menor dificulta as visitas e promove o rancor na criança, inclusive com ameaças de abandono e denúncias de maus tratos, provocando a criação de falsas memórias na criança. Trata-se, então, de uma forma de abuso emocional, que visa a extinção dos vínculos afetivos entre o genitor alienado e o filho. O projeto segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz.