Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova sanções e penalidades para maus-tratos contra animais

Câmara aprova sanções e penalidades para maus-tratos contra animais

por Da Redação publicado 01/09/2022 08h50, última modificação 01/09/2022 16h05
Clínicas veterinárias e pet shops devem informar, em cartaz visível ao público, números de telefone para denúncia

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária dessa quarta-feira (31), o Projeto de Lei 134/2018, de autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (PRTB), que acrescenta o artigo 10-A à Lei 9.843/2016, com sanções e penalidades administrativas para prática de maus-tratos contra animais.

Segundo o texto, clínicas veterinárias, pet shops e estabelecimentos que comercializam animais devem informar, em cartaz visível ao público, números de telefone para denúncia de maus-tratos.

“Este projeto acrescenta um artigo à Lei 9.843, de junho de 2016, com objetivo de lhe dar maior efetividade, permitindo que o cidadão faça denúncias aos órgãos competentes. A Constituição Federal, artigo 225, determina, ao poder público e à coletividade, dever de defesa e preservação do meio ambiente. No inciso VII do mesmo artigo, impõe dever de proteger fauna e flora, vedadas, na forma da lei, práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem extinção de espécies ou submetam animais à crueldade”, afirma o autor da proposta.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador