Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado em segunda votação pedido de empréstimo de R$ 815 milhões

Aprovado em segunda votação pedido de empréstimo de R$ 815 milhões

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 22/10/2019 12h17, última modificação 22/10/2019 12h17

O presidente da Câmara, Romário Policarpo, Patriota, entregou hoje (22), no Paço Municipal, ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, MDB, os autógrafos de lei que autorizam a Prefeitura a contratar dois empréstimos, um, no valor de R$ 780 milhões, e o outro, R$ 35 milhões, totalizando R$ 815 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, tendo como avalista a União. A primeira votação ocorreu na sessão extraordinária de ontem (21) com a aprovação de 31 vereadores presentes.

Na sessão de hoje, também por unanimidade, as duas matérias foram aprovadas pela Casa, em segunda e última votação. com pouca discussão e debates entre os vereadores. Por sua vez, o autógrafo de lei permite agora ao prefeito sancionar as duas novas leis, o que abre a possibilidade do Paço assinar os contratos de empréstimos com a Caixa. O presidente da Câmara disse acreditar inclusive que entre 15 e 20 dias os recursos já estarão disponíveis para a Prefeitura aplicar em obras na capital.

PRAZOS

Pelo acordo com a Caixa, a Prefeitura terá um prazo de 20 meses para iniciar o pagamento do empréstimo, mas terá igualmente 10 anos para liquidar o montante da dívida. "Foi um acordo muito bom para nossa cidade. Isso só foi possível porque o prefeito levou três anos para recuperar as finanças da administração municipal", comentou o presidente Romário Policarpo. Mas ele enfatizou igualmente que a Câmara estará atenta na aplicação dos recursos. "Fiscalizar a correção desses investimentos públicos", frisou.

Por sua vez, a vereadora Cristina Lopes, PSDB, disse esperar que os recursos sejam utilizados de forma inteligente, "especialmente na saúde, educação, obras que atendam objetivamente a população goianiense, principalmente aquela que mora na periferia.Votei favorável ao empréstimos porque não quero ser um impedimento ao desenvolvimento sustentável de Goiânia".

Já Cabo Senna, Patriota, também destacou a importância dos recursos para a melhoria da cidade. E lembrou ainda que a mudança de credor, ou seja, o recurso vindo da Caixa, "vai possibilitar ao governo municipal fazer uma economia de R$ 178 milhões só redução nas taxas de juros incidentes nos dois empréstimos".