Aprovado, em primeira votação, projeto para criação da Lei Parada Segura
A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, nessa quarta-feira (27), projeto (PL 245/2023) para implantação da Lei Parada Segura. De autoria do vereador Geverson Abel (Republicanos), a proposta estabelece critérios para embarque e desembarque de passageiros, durante o período noturno, no transporte coletivo urbano. O objetivo, segundo o autor, é aumentar a segurança dos usuários – especialmente de mulheres, de idosos e de outros grupos considerados vulneráveis.
De acordo com o texto, os motoristas poderão parar fora dos pontos fixos entre 22h e 5h, respeitando as condições de trânsito e de segurança do local.
Geverson Abel defende a importância da medida para reduzir riscos enfrentados pelos passageiros no trajeto entre os pontos de ônibus e seus destinos finais. “Muitas pessoas têm receio de andar longas distâncias durante a madrugada. Com a Parada Segura, queremos garantir que o transporte público seja mais seguro e acessível a todos”, afirmou.
A proposta ainda passará por segunda votação, em Plenário, antes de seguir para análise do prefeito. Caso a lei seja sancionada, Goiânia se juntará a outras cidades brasileiras que já adotaram legislações semelhantes para dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador