Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada moção de censura pública aos secretários municipais

Aprovada moção de censura pública aos secretários municipais

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 19/12/2019 13h40, última modificação 19/12/2019 13h40

Por 27 votos favoráveis, foi aprovada hoje (19), em segunda votação, uma emenda (02/2019) à Lei Orgânica do Município (LOM) de autoria do vereador Cabo Senna, Patriota. Ela atribui à Câmara competência privativa para votar moção de censura pública, devidamente fundamentada, aos secretários municipais, presidentes de autarquias e empresas públicas, bem como integrantes da administração indireta da Prefeitura.

Cabo Senna, ao comentar sua propositura, considera "esse tipo de moção de desconfiança um instrumento a mais de fiscalização do poder legislativo, uma regra adotada pelos parlamentos nas principais democracias do mundo". O vereador  cita inclusive o mesmo mecanismo previsto na Lei Orgânica do Município de São Paulo. "É um ato onde o parlamentar expressa com firmeza e determinação o seu inconformismo diante do mau gestor, ocupante de algum cargo de secretário o presidente de autarquia ou empresa pública", acrescentou.

Para ele, a moção censura vai permitir igualmente "esta Casa repudiar a incompetência, ineficiência e descaso de secretários com a administração pública. Desempenho sofrível que prejudica os interesses da população goianiense".

PUXÃO DE ORELHAS

Ao concluir, o vereador do Patriota entende que seu projeto vai funcionar "mais como um puxão de orelhas em alguns auxiliares do Executivo municipal. Queremos mais transparência, competência e respeito para com a sociedade que paga impostos e exige contrapartida das autoridades constituídas. Outro ponto é que o auxiliar citado em uma moção de censura poderá ser afastado ou exonerado do cargo pelo prefeito, acatando uma posição desta Casa".