Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Teste que detecta hipertensão em crianças poderá ser criado no município

Teste que detecta hipertensão em crianças poderá ser criado no município

por silvana — publicado 19/09/2018 12h46, última modificação 19/09/2018 12h46

Projeto de lei apresentado na sessão desta quarta-feira, 19/09, de iniciativa do líder do Governo na Câmara, vereador Tiãozinho Porto (PROS), institui a realização do “Teste do Bracinho”, em crianças a partir dos 3 (três) anos de idade, para diagnóstico de hipertensão infantil.   O procedimento deverá fazer parte do protocolo de consultas pediátricas regulares feitas pela Rede Municipal de Saúde de Goiânia.

A matéria determina ainda que  caberá ao o Poder Público Municipal organizar campanhas educativas para divulgar o tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce feito pelo Teste do Bracinho, bem como sobre o tratamento da doença.

Segundo Tiãozinho, “estima-se que 5% da população com idade inferior a 18 anos apresente hipertensão arterial e, a prevalência da doença na faixa de 3 anos  de idade varia de 2% a 13%, daí a recomendação da prática de aferição da pressão arterial a partir dos três anos. O vereador explica que o Teste é feito com um aparelho simples, chamado Esfigmanômetro  que afere a pressão de forma indolor para as crianças.

O líder do Prefeito na Câmara, lembra  que a OMS- Organização Mundial da Saúde considera a hipertensão arterial um problema de saúde pública, uma vez que os números não param de crescer  e, segundo ele,  pesquisas recentes indicam que a elevação da pressão arterial na infância representa um fator de risco para que a enfermidade se manifeste mais tarde, na idade adulta. Portanto, diz Tiãozinho, a nossa intenção é diminuir o número destas ocorrências, com a realização  do diagnóstico  precoce.