Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez propõe criação do Sistema Cicloviário de Goiânia

Sabrina Garcez propõe criação do Sistema Cicloviário de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 16/03/2018 16h26, última modificação 16/03/2018 16h26

Com o objetivo de estender boa parte das ciclovias a serem construídas na cidade de Goiânia para a região periférica, vereadora Sabrina Garcez apresentou projeto de lei na Câmara Municipal onde cria o Sistema Cicloviário de Goiânia (Siclo).

O sistema deverá, segundo a matéria, aperfeiçoar e ampliar a infraestrutura cicloviária já existente, implantar as medidas necessárias à inserção da bicicleta no sistema de circulação viário, promover a melhoria da qualidade ambiental e urbanística do município, ampliar a acessibilidade e mobilidade da população e promover o desenvolvimento sustentável.

O Siclo abrangerá a rede viária para o transporte de bicicletas, locais específicos para estacionamento, procedimentos, atividades e sistemas de gerenciamento do tráfego cicloviário e o órgão de planejamento. A ampliação da infraestrutura deverá contemplar os trechos de rodovias em zonas urbanizadas, as vias públicas, os terrenos às margens de cursos de água, os parques e os trajetos cicloviários.

Serão promovidas ações educativas permanentes de conscientização ecológica da importância do lazer ciclístico e de disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, de promoção da acessibilidade da bicicleta aos locais de estacionamento, de aplicação de sinalização, de criação de centro de educação para ciclistas e de estabelecimento de convênios e parcerias com os municípios limítrofes para a implantação de projetos integrados de ciclovia.

De acordo com a proposta, os projetos de parques lineares previstos no Plano Diretor deverão contemplar ciclovias internas e de acesso aos parques, em conformidade com estudos de viabilidade aprovados.

Para conduzir a implementação do Sistema Cicloviário de Goiânia será criado o Conselho Municipal de Política Cicloviária (CMPC), que terá funções de deliberar sobre a política cicloviária do município e assessorar tecnicamente os órgãos envolvidos e aprovar projetos.

O CMPC será composto por dois representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade e mais dois representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, um da Agência Municipal do Meio Ambiente, um eleito pelas associações representativas de ciclistas e dois eleitos pela sociedade civil, sem remuneração.