Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto autoriza parceria entre Prefeitura e tatuadores para atendimento de mulheres com cicatrizes

por Patrícia Drummond publicado 28/05/2019 16h21, última modificação 28/05/2019 16h21

Foto: Marina Alice

O Poder Executivo poderá estabelecer parceria com tatuadores, em Goiânia, para o atendimento de mulheres que apresentem, em seus corpos, marcas e cicatrizes resultantes de traumas, queimaduras e outras diferentes ocorrências que tenham sofrido em algum momento de suas vidas. É o que propõe a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), por meio do projeto de lei nº2019/00220, apresentado nesta terça-feira (28), no Plenário da Câmara.

“Sem dúvida, uma tatuagem, para uma mulher que, por exemplo, sofreu uma mastectomia radical ou algum tipo de violência ou mesmo um acidente, pode melhorar a sua autoestima”, argumenta Tatiana. Segundo ela, a tatuagem de uma flor pode cobrir uma cicatriz; dependendo da habilidade do tatuador, mesmo um mamilo ferido pode ser “refeito”. “Ter um trabalho desse tipo, na rede pública de saúde, melhorará a vida de todas as mulheres que dele necessitarem”, reitera a parlamentar goianiense.

Critérios

De acordo com o projeto apresentado pela vereadora, o órgão público competente definirá em quais unidades de saúde o serviço de tatuagem estará disponível. O trabalho realizado pelo tatuador deverá ser gratuito – para isso, em agradecimento, o profissional receberá um certificado, e terá todo o material necessário ao serviço disponibilizado pelo poder público.

Ainda conforme a matéria, a mulher que desejar receber uma ou mais tatuagens para minorar os efeitos dos traumas, queimadura, ou outra ocorrência que tenham resultado nas marcas e/ou cicatrizes na pele, deverá assinar termo de concordância para a realização do procedimento. Nos casos de meninas e adolescentes – menores de 18 anos de idade -, os pais ou responsáveis deverão assinar termo de concordância, após oitiva da menor por um assistente social ou psicólogo do serviço público.